Nesta segunda-feira (15), o primeiro serviço de ônibus autônomo do Reino Unido foi aberto ao público. Operado pela empresa Stagecoach, o AB1 realiza um trajeto de 22,5 km em uma velocidade que chega a 80 km/h.

Para quem tem pressa

  • O AB1 percorre uma rota de 22,5 km na Escócia. A passagem para um adulto custa 7,20 euros, cerca de R$38 na cotação atual;
  • Os cinco ônibus autônomos em operação conseguem realizar cerca de 10 mil viagens por semana;
  • Ainda que os veículos sejam autônomos, as viagens são conduzidas com dois funcionários a bordo;
  • Os veículos operam utilizando diversos sensores e inteligência artificial.

De acordo com o site do serviço, a tecnologia utilizada tem a capacidade de ver em 360°, possibilitando reagir mais rápido a incidentes e visualizar melhor em “mau tempo”.

publicidade

Leia mais:

As informações sobre o trajeto durante a viagem ficam disponíveis no aplicativo da Stagecoach.

publicidade

O serviço é parte de uma iniciativa do projeto CAVForth, administrado pela Stagecoach, e conta com financiamento do Centro para Veículos Conectados e Autônomos do governo do Reino Unido. Os ônibus utilizados são do modelo Enviro 200 AV, fabricados pela empresa britânica Alexander Dennis.

Na semana passada, Paul Davies, presidente da Alexander Dennis, disse que a empresa acredita que o sistemas de direção automatizados como esse melhorarão a segurança ao reduzir o tempo de reação.

publicidade

Além disso, ele argumentou que esse sistema possibilitará “conduzir um ônibus de maneira mais eficiente, otimizando a aceleração e desaceleração”, resultando em uma economia de energia e redução de desgaste do veículo.

Com informações de CNBC e BBC.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!