A franquia cinematográfica Indiana Jones é reconhecida por seu amplo espectro de locais de filmagem em todo o mundo. Contudo, é comum que as cenas retratadas em filmes de Hollywood sejam gravadas em locais diferentes dos que são mostrados na tela. Neste sentido, abaixo você encontrará informações sobre onde foi filmado cada um dos filmes da série Indiana Jones.

Leia mais!

publicidade

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Kairouan Medina, na Tunísia/ Crédito: Engaging Cultures (Reprodução)

As filmagens começaram em junho de 1980, em La Rochelle, na França. Neste local foi rodada a cena em que o submarino nazista captura um barco a vapor.

Em seguida, a produção mudou-se para o Elstree Studios, na Inglaterra, onde foram filmadas cenas em ambientes interiores. A cena onde se passa no templo peruano foi filmada neste local.

publicidade

As cenas do filme que se passam no Egito na verdade foram gravadas na Tunísia. A vila que fica na capital Cairo foi filmada, na realidade, na cidade de Kairouan. A cena em que Jones, armado de um lança-foguetes, confronta os nazistas pela arca foi gravada no cânion Sidi Bouhlel perto da cidade de Tozeur.

As gravações finais foram realizadas no Havaí, onde foram realizadas a cena de abertura no Peru e outra para filmagens externas

publicidade

Indiana Jones e o Templo da Perdição

Represa Grand Coulee/ Crédito: Stephen Walker (Unsplash)

O Templo da Perdição” se passa em grande parte na Índia, mas antes da equipe de produção começar a filmar lá, o governo indiano exigiu uma cópia do roteiro para revisão. Os censores indianos acharam a história racista e xenofóbica, e ordenaram que a equipe de produção fizesse alterações e desse privilégio do corte final. Como resultado, a produção foi transferida para a cidade Kandy, no Sri Lanka, onde foram utilizadas pinturas e maquetes aplicadas para o povoado, o templo e o Palácio de Pankot.

Depois, a produção mudou-se para o Elstree Studios, na Inglaterra. Filmagens adicionais foram realizadas nos Estados Unidos como no Estado do Arizona; no cânion Snake River, que fica em Idaho; e na Califórnia, em locais como a Mammoth Mountain, o rio Tuolumne, o rio American, o Vale de San Joaquin, o Parque nacional de Yosemite, no aeródromo militar de Hamilton e no Represa Grand Couleem, em Washington.

publicidade

A cena de abertura em Xangai foi filmada, na realidade, em dois lugares diferentes: nos estúdios Elstree em Londres e em Kandy, Sri Lanka. Kandy foi escolhido por ter uma arquitetura semelhante à de Xangai dos anos 30 e uma rua principal ampla para a cena de perseguição de carros.

Indiana Jones e a última cruzada

Playa De Monsul, Almeria, Espanha| Crédito: Martyn Thompson/wikimedia (Reprodução)

A pré-produção do filme começou no final de 1987, novamente na Elstree Studios, onde foram iniciados a construção de cenários, design de produção e confecção de figurinos.

As primeiras cenas foram gravadas em maio de 1988 no sul da Espanha, no deserto de Tabernas, onde ocorreu a cena de perseguição com o tanque, que foi feita no local conhecido como “Tortuga”, um desabamento de rochas negras.

Depois, a equipe mudou-se para outros locais na província de Almeria para o resto das gravações. As cenas no palácio do sultão de Hatay foram rodadas na Escola de Belas Artes de Almeria, por exemplo.

Depois de três semanas na Espanha, as filmagens foram retomadas na Inglaterra. A equipe ficou por dez semanas, usando tanto os cenários construídos nos Elstree Studios quanto os exteriores.

Os exteriores do “Castelo de Brunwald” foram filmados no Castelo de Bürresheim, na Alemanha Ocidental.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Sterling Memorial Library, Yale University| Crédito: Universidade Yale (Reprodução)

As filmagens de “O Reino da Caveira de Cristal” foram todas realizadas nos Estados Unidos, pois o diretor Steven Spielberg não queria se afastar de sua família.

As cenas de deserto foram filmadas no Novo México, enquanto a perseguição no campus ocorreu na Universidade de Yale em Connecticut. A selva amazônica foi recriada no Havaí, com cenas de cachoeiras digitalmente combinadas com imagens das Cataratas do Iguaçu.

Metade do filme foi filmado em estúdios em Los Angeles, com outras cenas gravadas no aeroporto de Chandler, Califórnia.

Indiana Jones e o Chamado do Destino

Orelha de Dionísio, Itália / Crédito: The World of Sicily (Reprodução)

As gravações de “O Chamado do Destino” tiveram início em território britânico, com locações em Pinewood Studios e no Castelo Bamburgh. Em seguida, a equipe se deslocou para a Escócia, onde capturaram imagens em pontos turísticos como o Viaduto Leaderfoot e a vila de Glencoe, onde foi filmada uma cena de perseguição de motocicletas.

Posteriormente, os trabalhos de filmagem seguiram para a capital inglesa, Londres, onde uma rua na área de Hackney foi tomada por veículos antigos e uma residência particular foi escolhida por suas características de época.

Glasgow também serviu como cenário para a produção, com gravações que recriaram um desfile em homenagem aos astronautas da Apollo 11.

A equipe de filmagem rumou então para a Sicília, na Itália, onde a maior parte das cenas foi rodada. Locais como a caverna Orelha de Dionísio, a Grotta Dei Corda, o parque arqueológico de Neapolis, o Castello Maniace, a cidade de Cefalù e a província de Trapani foram utilizados como pano de fundo para as cenas.

Algumas tomadas também foram realizadas em Fez, no Marrocos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!