Amazon quer busca no estilo do ChatGPT para sua loja online

Amazon planeja trazer busca de produtos estilo ChatGPT, oferecendo uma experiência conversacional interativa e personalizada aos usuários
Ana Luiza Figueiredo15/05/2023 17h29
amazon
Imagem: Thaspol Sangsee / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon planeja levar uma busca por produtos no estilo ChatGPT para sua loja online, rivalizando com os esforços da Microsoft e do Google em incorporar inteligência artificial gerativa em seus mecanismos de pesquisa.

As ambições da gigante do comércio eletrônico foram reveladas em anúncios de emprego recentes. A informação foi revelada pelo Bloomberg.

Leia mais:

Em um dos anúncios, a Amazon busca um engenheiro de desenvolvimento de software sênior. A empresa diz na oferta de emprego que está “reimaginando a busca da Amazon com uma experiência conversacional interativa” projetada para ajudar os usuários a encontrar respostas para perguntas, comparar produtos e receber sugestões personalizadas.

“Estamos em busca dos melhores e mais talentosos da Amazon para nos ajudar a realizar e entregar essa visão aos nossos clientes imediatamente”, disse a empresa no anúncio, que foi postado em seu quadro de vagas no mês passado. “Essa será uma transformação única na geração para a busca.”

Outro anúncio de emprego postado faria parte de uma “nova iniciativa com foco em IA para reestruturar e reinventar a forma como fazemos buscas por meio do uso de técnicas de aprendizado profundo de próxima geração em larga escala.”

Segundo o Bloomberg, a porta-voz da Amazon Keri Bertolino se recusou a comentar sobre os anúncios de emprego. “Estamos investindo significativamente em IA gerativa em todos os nossos negócios”, disse ela.

amazon
Imagem: Hadrian / Shutterstock.com

A busca de produtos conversacional tem o potencial de reformular um elemento fundamental do negócio de varejo central da Amazon. A barra de busca no topo do aplicativo e da página inicial se tornou a porta de entrada padrão para milhões de compradores em busca de um produto específico nos últimos anos.

Mais da metade dos compradores dos EUA afirmam que começam suas pesquisas de produtos na Amazon.com, uma parcela maior do que o Google, de acordo com uma pesquisa realizada este ano pela Jungle Scout, uma empresa de software para vendedores na Amazon.

As primeiras implantações de IA gerativa da Microsoft, Google e outras empresas têm sido afetadas por erros ao responder a perguntas básicas. No entanto, elas também mostram como um mecanismo de busca aprimorado da Microsoft Bing ou do Google pode oferecer aos usuários uma maneira mais valiosa de encontrar produtos.

A experiência de busca da Amazon tem sido criticada nos últimos anos pelo aumento da parcela de resultados dedicados a anúncios e outros conteúdos patrocinados.

Com informações do Bloomberg.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! 


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.