NASA mostra impacto da DART de uma forma única com música e animação

Vídeo é uma das sete obras que compõem projeto da NASA em parceria com a National Philharmonic
Por Flavia Correia, editado por Lucas Soares 16/05/2023 13h14, atualizada em 17/05/2023 20h55
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta segunda-feira (15), o canal do Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA, no YouTube, divulgou um belíssimo vídeo que apresenta duas das principais missões da agência para estudo in loco de asteroides: as espaçonaves DART e OSIRIS-REx. 

Com uma mistura de animação e imagens reais, o material conta com uma incrível trilha sonora ao fundo, criada pelo aclamado compositor Henry Dehlinger e executada pela National Philharmonic (NatPhil), a Orquestra Filarmônica do Reino Unido.

Leia mais:

Com pouco mais de sete minutos de duração, o vídeo começa com um dos marcos mais importantes de 2022 em relação à exploração espacial: o impacto da espaçonave DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) com um sistema binário de asteroides formado pela rocha Didymos e sua “lua” Dimorphos. (Relembre a missão aqui).

Além da gravação feita pela própria sonda, a colisão é vista sob várias perspectivas, com capturas obtidas pelos telescópios espaciais James Webb e Hubble, bem como registros feitos por equipamentos baseados em solo.

Depois, somos conduzidos pela missão OSIRIS-REx, sigla em inglês para algo como Explorador de Origens, Interpretação Espectral, Identificação de Recursos e Segurança de Regolitos, que tem como objetivo principal adquirir amostras do asteroide Bennu e trazê-las à Terra para análise – o que está previsto para acontecer em setembro deste ano.

Esta é apenas uma das sete obras que compõem o “Cosmic Cycles: A Space Symphony”,  uma colaboração que visa apresentar uma fusão única de música e vídeo em obras multimídia sobre o Sol, a Terra, a Lua, os Planetas e o Cosmos. “Este projeto transformador leva o público a uma viagem cativante pelo universo, mostrando a beleza e o poder do casamento entre música e ciência”, descreve a NASA.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.