Alguns usuários do WhatsApp Beta para Android já puderam notar novidades no aplicativo: de acordo com o site WaBetaInfo neste sábado, 13 de maio, a plataforma de mensagens está testando um recurso de canais, semelhantes aos do Telegram. A função pode ser liberada em breve.

Leia mais:

publicidade

Novo recurso: canais

A função já está disponível há muito tempo no Telegram, aplicativo concorrente do WhatsApp, e permite aos usuários administradores publicar mensagens que serão enviadas a todos os seguidores. É possível anexar fotos e vídeos, e incluir textos e outros tipos de arquivos nas mensagens, assim como já é feito em chats convencionais.

O WhatsApp não revelou mais informações sobre a sua versão do possível recurso.

publicidade

Como funciona

  • De acordo com as capturas de tela compartilhadas, os canais em questão poderão receber um selo de verificado, em verde.
  • Assim, o usuário pode confirmar a autenticidade de quem envia a mensagem, assim como ver a descrição e o número de seguidores.
  • Ainda é possível silenciar as notificações da pessoa.
  • É possível que, quando um canal aparecer como “público”, ele poderá ser buscado e seguido por qualquer usuário, semelhante ao que já é feito no Telegram.
  • Porém, o administrador daquele canal pode torná-lo “privado”, selecionando quem tem acesso.
  • O novo recurso do WhatsApp ainda deve facilitar a vida dos usuários e colocar botões de atalho para realizar ações, como encaminhar mensagens, compartilhar o canal, silenciar o canal, deixar de seguir ou denunciar à equipe de moderação.
Os canais do WhatsApp podem chegar ao aplicativo nas próximas semanas, após o período de testes (Foto: WABetaInfo/Reprodução)

Quem pode usar o recurso

O novo recurso do WhatsApp ainda está em fase de testes e deve ser liberado após esse período.

As prévias da atualização, porém, já foram encontradas no WhatsApp beta para Android 2.23.10.19, que está disponível no Google Play Store para quem é um testador do mensageiro.

publicidade

Ainda não há uma data prevista para o lançamento dos canais.

Com informações de WABetaInfo

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!