Em 29 de junho de 2007, a Apple lançou o seu primeiro iPhone, revolucionando o mundo da tecnologia móvel. Desenvolvido por uma equipe liderada por Steve Jobs, o dispositivo foi um marco significativo na história dos smartphones, combinando recursos inovadores, design elegante e uma interface intuitiva que mudaria para sempre a forma como interagimos com nossos telefones.

Leia mais!

Design e tela

O iPhone original apresentava um design minimalista e elegante, com um corpo de alumínio e uma tela de 3,5 polegadas. A tela era sensível ao toque e oferecia uma resolução de 320 x 480 pixels, proporcionando uma experiência visual nítida e vibrante para os usuários.

Papel de parede do primeiro iPhone aparece no ioS 16 (Imagem: reprodução)
Imagem: Reprodução/Papel de parede do primeiro iPhone aparece no iOS

Ficha técnica

Em termos de especificações técnicas, o primeiro iPhone era equipado com um processador Samsung de 412 MHz e 128 MB de RAM. O dispositivo estava disponível em versões de 4 GB e 8 GB de armazenamento interno, que não eram expansíveis por meio de cartões de memória. O iPhone também apresentava uma câmera traseira de 2 megapixels, permitindo aos usuários capturar fotos de qualidade razoável para a época.

publicidade

Sistema operacional e recursos

O sistema operacional do primeiro iPhone era o iOS 1.0, que oferecia recursos como navegação na web com o Safari, integração com o iTunes e acesso à App Store. Apesar de ter recursos básicos em comparação com os smartphones modernos, o iPhone original foi pioneiro na introdução de uma experiência de usuário fluida e na introdução de aplicativos de terceiros por meio da App Store.

Conectividade e bateria

O iPhone original suportava conectividade 2G (GSM) e contava com Wi-Fi e Bluetooth 2.0. Embora não tivesse suporte para redes 3G, o dispositivo oferecia uma experiência de navegação na web razoavelmente rápida para a época. Quanto à bateria, o iPhone original tinha uma capacidade de 1.400 mAh, o que permitia um uso moderado durante um dia inteiro.

O primeiro iPhone, lançado em 2007
Imagem: Divulgação / Apple

Preço de lançamento

O primeiro iPhone lançou em duas versões: 4 GB e 8 GB. O modelo de 4 GB tinha um preço de lançamento de US$ 499, enquanto o de 8 GB estava disponível por US$ 599. Esses preços eram considerados altos para um smartphone na época, mas refletiam o conjunto inovador de recursos e a exclusividade do dispositivo.

Legado e impacto

O lançamento do primeiro iPhone marcou o início de uma nova era na indústria de telefonia móvel. Sua interface de toque revolucionou a forma como interagimos com nossos smartphones, enquanto a App Store abriu caminho para o desenvolvimento de um ecossistema de aplicativos em expansão. O iPhone original estabeleceu o padrão para futuras gerações de smartphones e desempenhou um papel crucial na transformação do mundo digital em que vivemos hoje.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!