A Boldly Inc., uma afiliada do SoftBank, empresa japonesa de telecomunicações e internet, se juntou a uma startup da Estônia para acelerar os esforços do Japão em ter ônibus autônomos. A ideia é ter os veículos em 50 locais até 2025, principalmente para servir à população mais velha.

Leia mais:

Vídeo relacionado

Ônibus autônomos

  • Os ônibus autônomos vêm com o objetivo de atender às comunidades mais velhas do Japão, já que o país tem uma alta expectativa de vida e populações envelhecendo rapidamente.
  • A Boldly, que tem sede em Tóquio, quer que os ônibus operem em oito áreas no Japão.
  • Segundo a empresa, os veículos sem motorista terão oito lugares e serão fabricados pela Auve Tech, a startup da Estônia, de propriedade do SoftBank.
  • Espera-se que o primeiro ônibus autônomo da Auve comece a circular ainda este ano, depois de ter a devida aprovação regulatória.

Regulações

Segundo o diretor-executivo da Boldly, Yuki Saji, um aumento no orçamento para sistemas de transporte público de próxima geração está em discussão com o governo japonês.

Ele também destacou que a questão do transporte no país é de interesse de todos, principalmente para as gerações mais velhas, que devem poder se mover livremente.

publicidade
O ônibus autônomo da AuveTech deve chegar ao Japão ainda este ano (Foto: AuveTech/SoftBank)

A parceria entre empresas

O primeiro modelo autônomo comercial foi apresentado pela Boldly em 2020, desenvolvido em parceria com uma montadora francesa. O objetivo é que os veículos alcancem de 10 a 15 novos locais do Japão todos os anos.

A parceria com a Auve Tech, então, surgiu do desafio em encontrar fornecedores locais.

publicidade

O embaixador da Estônia no país, Väino Reinart, é otimista, lembrando que, antes, o Japão exportava produtos de alta tecnologia para a nação europeia e, em troca, recebi madeira. Para ele, agora há um equilíbrio maior.

Com informações de Bloomberg

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!