Anvisa avalia nova diretriz da OMS sobre uso de adoçantes

OMS emitiu nota desaconselhando o uso e pedindo que pessoas considerem consumir alimentos com açúcar natural
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 18/05/2023 19h40
adocantes.png
Foto: Mirror-Images/Shuttersctok
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na última segunda-feira (15), a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma nota desaconselhando o uso de adoçantes sem açúcar para controle de peso ou para reduzir os riscos de doenças não transmissíveis. A partir da recomendação do órgão da ONU, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que vai avaliar, junto ao Ministério da Saúde, a diretriz.

Leia mais:

O que diz a Anvisa

  • Em comunicado, a Anvisa explicou que o estudo divulgado pela OMS não tem como objetivo rever o perfil de segurança do alimento.
  • Na verdade, segunda a Agência, o alerta mostra como é preciso reunir mais informações sobre as consequências e benefícios do uso do adoçante sem açúcar para as finalidades indicadas.
  • Assim, a OMS sugere que os países ampliem a discussão sobre o assunto em seus territórios, bem como dados sobre o consumo por parte da população brasileira.
  • É isso o que a Anvisa fará.
  • Apesar de o órgão ter a palavra final do que é autorizado, trata-se de apenas de uma revisão das evidências disponíveis no assunto.
(Foto: Reprodução)

O que diz a OMS

Os resultados da revisão por parte da OMS sugerem que pode haver efeitos potenciais indesejáveis decorrentes do uso prolongado, como, por exemplo, risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.

Além disso, de acordo com o órgão, adoçantes sem açúcar não ajudam no controle de peso a longo prazo. A OMS pede que as pessoas avaliem outras formas, como consumir frutas e outros alimentos adoçados naturalmente.

Revisão

Agora, a Anvisa revisará as informações para entender se o adoçante sem açúcar realmente confere benefícios na redução da gordura corporal ou não. A lista dos componentes que serão analisados inclui aspartame, sacarina, sucralose, stevia e derivados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.