Elliot Page é um ator e produtor canadense cuja carreira começou aos dez anos de idade, quando ele apareceu no filme para televisão Pit Pony, em 1997. Até o momento, sua versatilidade resultou em 76 indicações a prêmios por papéis no cinema e na televisão norte-americanos, tendo ganhado 31 deles.

Em dezembro de 2020, Page revelou que é um homem trans em uma carta aberta publicada no Instagram e, desde então, a carreira do ator está mais ativa que nos últimos anos. Page recebeu muitas ofertas de produção, direção e atuação, algumas relacionadas a causas queer e outras para interpretar personagens masculinos.

Leia também:

10 melhores filmes com Elliot Page

Ao longo de quase três décadas, o público viu o ator passar por papéis completamente diferentes de maneira brilhante, por isso, aqui estão alguns destaques da carreira de Elliot Page:

publicidade

1. Juno (2007)

Elliot Page e Michael Cera em Juno/reprodução
Elliot Page e Michael Cera em Juno/reprodução

Começando com um clássico, Juno foi o filme que colocou Elliot Page nos holofotes. A comédia dramática, dirigida por Jason Reitman e escrita por Diablo Cody, tem Page no papel de Juno MacGuff, uma adolescente de 16 anos que engravida de um de seus amigos mais próximos, Paulie Bleeker, interpretado por Michael Cera. O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e recebeu mais três indicações, incluindo Melhor Filme.

2. Tallulah (2016)

Elliot Page e Allison Janney em Tallulah. divulgação/Netflix
Elliot Page e Allison Janney em Tallulah. Divulgação/Netflix

Em outra comédia dramática sobre maternidade, Page interpreta Tallulah, uma adolescente sem-teto que impulsivamente acaba roubando um bebê de sua mãe por acreditar que ela é incapaz e irresponsável. Dirigido por Sian Heder, o filme também conta com uma das co-estrelas de Juno, Allison Janney.

3. Menina Má.com (2005)

Elliot Page e Patrick Wilson em Menina Má.com/reprodução
Elliot Page e Patrick Wilson em Menina Má.com/reprodução

Nesse thriller psicológico dirigido por David Slade, Elliot Page interpreta uma garota de 14 anos que aprisiona e tortura um homem por suspeitar de seu comportamento predatório com crianças. O filme foi inspirado em jovens japonesas da vida real que atraíam homens de negócios com a promessa de favores sexuais e depois simplesmente os assaltavam.

4. Mouth To Mouth (2005)

Elliot Page em Mouth To Mouth/reprodução
Elliot Page em Mouth To Mouth/reprodução

O filme, escrito e dirigido por Alison Murray, retrata a vida de Sherry (Elliot Page), uma adolescente americana desiludida que vive nas ruas da Europa e se junta a um grupo de jovens desajustados e sem-teto, que viajam juntos pela Europa e acolhe jovens em situação de risco em sua “seita”.

5. Super (2011)

Elliot Page e Rainn Wilson em Super/reprodução
Elliot Page e Rainn Wilson em Super/reprodução

Essa comédia de ação dirigida por James Gunn tem Rainn Wilson (Dwight, de The Office) interpretando Frank Darbo, um cozinheiro que decide se tornar um super-herói mascarado – e sem poderes. Enquanto isso, uma balconista chamada Libby, interpretada por Page, se torna a dupla do herói nessa narrativa sobre os perigos da justiça pelas próprias mãos.

6. A Origem (2010)

Elliot Page e Leonardo DiCaprio em A Origem/reprodução
Elliot Page e Leonardo DiCaprio em A Origem/reprodução

Dirigido por Christopher Nolan, esse filme de ficção científica é estrelado por Leonardo DiCaprio, que interpreta um ladrão que se infiltra nos sonhos das pessoas e rouba suas ideias. Em um dos primeiros filmes não dramáticos ou de comédia de sua carreira, Page interpreta Ariadne, que é recrutada para construir paisagens de sonhos por causa de suas habilidades, embora ainda seja apenas uma estudante de arquitetura.

7. Garota Fantástica (2009)

Elliot Page em Garota Fantástica/reprodução
Elliot Page em Garota Fantástica/reprodução

No filme de estreia de Drew Barrymore como diretora, escrito por Shauna Cross, Page interpreta uma adolescente de uma pequena cidade do Texas que sempre se sentiu deslocada, até que desenvolve uma paixão por patinação e, secretamente, entra para uma equipe. Mas manter-se no time se prova um desafio quando sua mãe, opressivamente cristã, a incentiva a participar de concursos de beleza.

8. Meus Dias de Compaixão (2017)

Elliot Page e Kate Mara em Meus Dias de Compaixão/reprodução
Elliot Page e Kate Mara em Meus Dias de Compaixão/reprodução

Nesse filme de romance dramático  queer, dirigido por Tali Shalom Ezer, Elliot Page interpreta a personagem principal Lucy, uma manifestante contra a pena de morte, cujo pai está no corredor da morte. Ela se apaixona perdidamente por Mercy, cujo pai é policial e cuja família é a favor da pena de morte.

9. Um Crime Americano (2007)

Elliot Page e Catherine Keener em Um Crime Americano/reprodução
Elliot Page e Catherine Keener em Um Crime Americano/reprodução

Essa história angustiante de tortura e assassinato, dirigida por Tommy O’Haver, é um filme perturbador baseado na história real da tortura e assassinato de Sylvia Likens por Gertrude Baniszweski. No filme, Sylvia Likens, interpretada por Page, e sua irmã Jenny, são deixadas com Gertrude Baniszweski depois que seus pais saem juntos em uma viagem de reconciliação.

10. O Sistema (2013)

Elliot Page e Alexander Skarsgård em O Sistema/reprodução
Elliot Page e Alexander Skarsgård em O Sistema/reprodução

Dirigido por Zal Batmanglij, esse filme de suspense conta a história de uma empresa de inteligência privada que contrata uma ex-agente do FBI para se infiltrar em um misterioso coletivo ecoterrorista, que tem como alvo as grandes empresas que poluem o meio ambiente. Page interpreta Izzie, um dos principais membros do grupo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!