No Capital Markets Day desta segunda-feira (22), a Ford apresentou sua segunda geração de EVs (“veículos elétricos“). Entre eles, estavam uma picape (de tamanho normal) e SUVs com três fileiras de bancos. A ideia da montadora é que esses novos modelos a ajudem a cumprir suas metas relacionadas a EVs daqui para frente.

Leia mais:

A Ford mantém sua estratégia de introduzir carros elétricos em segmentos pelos quais a marca é conhecida. Por exemplo, para sua primeira geração de veículos elétricos, a fabricante converteu os favoritos dos seus clientes em EVs – entre eles, o Mustang Mach-E e o Ford F-150 Lightning.

Nova picape elétrica da Ford

Nova picape elétrica da Ford andando em estrada de terra
(Imagem: Divulgação/Ford)

Com uma rica história na construção de picapes, a Ford anunciou que lançará outro modelo elétrica de tamanho normal, com o codinome Projeto T3. A montadora estadunidense revelou o projeto T3 em março, com o CEO Jim Farley referindo-se a ele como uma “ Millennium Falcon – com uma varanda nos fundos”.

publicidade

De acordo com a Ford, picape se concentrará na eficiência com acabamentos mínimos e um processo de fabricação simplificado projetado para reduzir os custos em todos os setores.

A Ford também anunciou que a nova picape elétrica, como o Lightning, será construído para o trabalho e a nova era digital, com atualizações contínuas de software via OTA.

Novo SUV

Novo carro elétrico da Ford andando em acostamento de rodovia durante dia ensolarado
(Imagem: Divulgação/Ford)

Seu novo SUV elétrico de três fileiras de bancos foi projetado para viagens, com um interior espaçoso e alcance de até 563 quilômetros antes de precisar de recarga, informou a montadora.

Aliás, a Ford descartou a ideia de um Expedition elétrico, dizendo que seria muito grande e exigiria muitos recursos de bateria. Em vez disso, a bateria em seu novo SUV elétrico terá um terço do tamanho e maximizará a eficiência dos pneus e da propulsão, para maximizar o alcance, segundo a fabricante.

O novo SUV elétrico incluirá carregamento rápido (241 quilômetros em menos de dez minutos). Porém, a Ford ainda não divulgou os preços dos novos modelos anunciados.

Metas de EV

Logomarca da Ford em prédio da montadora
(Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

Para cortar custos, a Ford introduziu uma plataforma projetada para agilizar a fabricação em todos os segmentos.

A plataforma de próxima geração da Ford será lançada em 2025 e oferecerá tecnologia e software avançados, incluindo autonomia potencial de nível 3, informou a montadora.

A meta da Ford é construir dois milhões de EVs anualmente até 2026, integrando verticalmente sua cadeia de suprimentos, inclusive por meio de seu novo megacampus BlueOval City EV.

Até agora, a montadora afirma ter garantido 90% do níquel e do lítio necessários, revelando parcerias com três grandes fabricantes de lítio: Albermarle, SQM e Nemaska ​​Lithium.

Montadora também introduziu modelo de distribuição para melhorar experiência de compra e propriedade. Assim, os clientes poderão dispensar negociação de preços nas concessionárias com opções de compra flexíveis, incluindo centros de reposição projetados para acelerar entregas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!