Elon Musk, CEO da Tesla, elogiou a estratégia de veículos elétricos da Ford, afirmando que, no geral, é “inteligente”. Musk respondeu a um tweet que discutia as margens líquidas negativas da Ford em seus veículos elétricos. O empresário afirmou que as margens são sempre desafiadoras para modelos novos.
Para quem tem pressa:
- Elon Musk, CEO da Tesla, elogiou a estratégia de veículos elétricos da Ford, afirmando que é “inteligente”.
- Atualmente, a Ford está perdendo em média 40% em cada veículo elétrico vendido.
- A Tesla obtém uma margem bruta de 15-25% em cada veículo elétrico vendido.
- A Ford anunciou um plano de reestruturação de US$ 1,5-2 bilhões para alcançar lucratividade em veículos elétricos.
- Elon Musk já demonstrou apoio à Ford no passado, elogiando o lançamento do F-150 Lightning e o Mustang Mach-E.
Leia mais:
- O que você precisa avaliar antes de comprar um carro usado
- Hatch, Sedan e SUV: entenda as classificações de modelos de carros
- 5 carros 0Km mais baratos para comprar no Brasil em 2023
Sempre difícil com margens para novas linhas de veículos, especialmente quando há grandes mudanças de tecnologia. Acho que a estratégia geral da Ford com EVs é inteligente. O elétrico F-150 (Lightning) tem alta demanda.
Elon Musk no Twitter (abaixo)
Atualmente, a Ford está perdendo em média 40% para cada veículo elétrico vendido. Preocupante é o fato de que a empresa espera melhorar essa margem negativa em apenas 20% no futuro. Enquanto isso, a Tesla obtém uma margem bruta de 15-25% em cada veículo elétrico vendido. Quanto à margem líquida da Tesla, ela está em cerca de 10%.
Recentemente, a Ford anunciou um plano de reestruturação de US$ 1,5-2 bilhões que ajudará seus veículos elétricos a alcançarem a lucratividade. A mudança mais significativa que está sendo introduzida é uma nova estrutura de equipe. A maioria dos talentos de engenharia da Ford será realocada da Ásia e Europa para os Estados Unidos.
Esta não é a primeira vez que Elon Musk demonstra apoio à Ford. Em 2021, Musk parabenizou a Ford pelo lançamento do F-150 Lightning. Ele também tuitou entusiasticamente sobre o Mustang Mach-E após sua revelação em novembro de 2019.

A Ford espera aumentar sua capacidade de produção anual de veículos elétricos para 600 mil unidades até o final do ano. Por enquanto, as vendas consistem principalmente no Lightning e Mach-E, com o E-Transit apresentando uma demanda comercial constante. No entanto, o futuro Explorer EV tem o potencial de se tornar um best-seller.
Um crossover compacto com autonomia de até 540 km (335 milhas), o Explorer EV será uma opção atraente para consumidores europeus e asiáticos. Infelizmente, a Ford não tem planos de vendê-lo nos Estados Unidos por enquanto.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!