Com uma história recente, que remonta a meados de novembro de 2022. O ChatGPT divide opiniões em relação as suas funcionalidades e benefícios. Mas uma coisa é certa, ele tem sido realmente uma ferramenta de muito valor no âmbito de acelerar processos e aumentar a produtividade tanto na área da programação, quanto dos demais setores da sociedade.

O Olhar digital trouxe algumas curiosidades sobre como utilizar o ChatGPT na programação de software.

publicidade

Leia mais:

Assistente na escrita de códigos

Homem aparentando ter entre 30 à 35 anos, concentrado e olhando para uma tela de códigos de programação
O Chat GPT não subistitui a mão de obra humana, mas pode ser um grande auxiliar na hora da programação de software (Imagem: Pexels)

Programar um site, por exemplo, não é uma tarefa muito fácil, e o processo de produção pode levar horas por se tratar de códigos que para funcionar envolvem lógica, raciocínio e muita atenção. Já que, uma simples escolha pode culminar na ruína de todo o projeto.

publicidade

Com o advento do ChatGPT, os profissionais dessa área, agora têm o modelo como aliado na hora de fazer a escolha correta. Encontrando assim, caminhos mais sucintos para fechar um projeto de programação, mantendo o processo pela metade.

Em suma, entre as funcionalidades que a ferramenta pode auxiliar, está em fazer a sugestão de trechos de código com base na descrição do problema ou na intenção do programador descrito durante a pergunta feita ao Chat.

publicidade

Testagem de códigos e depuração

Ao enfrentar problemas no processo de localizar e corrigir erros ou bugs no código-fonte. O ChatGPT pode ser um grande aliado, sendo utilizado como um parceiro de programação.

Nessa situação, os profissionais podem fornecer códigos com problemas específicos e receber sugestões e soluções para corrigir erros ou melhorar a eficiência do projeto.

publicidade

Geração de ideias e soluções criativas

Imagem mostrando a silhueta de uma pessoa em frente ao computador com a tela do Chat GPT aberto
O Chat GPT é um grande auxiliar na aprendizagem de novas linguagens de programação (Imagem: Pexels)

O ChatGPT pode ser uma fonte de inspiração e criatividade durante o processo de programação. Assim sendo, os programadores podem discutir ideias e intenções de modelo na ferramenta. E ter como resposta, sugestões criativas para a implementação ou otimização de código.

Aprender novas linguagens

Ao interagir com o ChatGPT, os programadores podem expandir seus conhecimentos e habilidades. O modelo pode apresentar novos conceitos, técnicas de programação avançada e até mesmo fornecer recursos de aprendizado adicionais, como tutoriais e cursos online.

Cuidados ao utilizar o Chat

É importante destacar que o ChatGPT é um assistente virtual baseado em texto e não substitui a necessidade de conhecimento ou experiência em programação.

Ele pode ser uma ferramenta complementar valiosa para os profissionais desse e de muitos outros setores da indústria.

O Chat pode auxiliar em tarefas específicas e fornecer ideias úteis, mas a tomada de decisão será sempre do profissional responsável pelo projeto.

Outro detalhe importante, é que por mais perfeita que pareça ser uma sugestão concedida por essa ferramenta. Cabe ajustar para cada contexto, uma vez que as respostas, até o fechamento dessa matéria, foram bastante genéricas. Sendo assim, é preciso uma atenção especial quando for fazer o cruzamento de dados entre o que já está pronto do projeto e o que for conseguido através do ChatGPT.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!