Meta vende Giphy para o Shutterstock e sai no prejuízo

Seguindo a ordem do órgão antitruste do Reino Unido, a Meta venderá a popular plataforma de Gifs por US$ 53 milhões (R$ 265 milhões)
Por William Schendes, editado por Pedro Spadoni 23/05/2023 13h45
Giphy
(Imagem: Poetra.RH / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Shutterstock anunciou, nesta terça-feira (23), um acordo definitivo com a Meta para comprar a Giphy, plataforma de GIFs que a controladora do Facebook adquiriu em 2020 por cerca de US$ 315 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão na cotação atual).

Em 2022, o órgão de regulação de mercado do Reino Unido obrigou a empresa a desfazer a aquisição – o que forçou a venda da plataforma para outra empresa.

Leia mais:

Compra e venda da Giphy

Lupa sobre logomarca da Giphy na homepage do site, aberto num computador
(Imagem: II.studio/Shutterstock)

O Shutterstock disse que pagará US$ 53 milhões (R$ 265 milhões) na aquisição. Assim, a Meta terá um prejuízo de US$ 260 milhões (R$ 1,3 bilhão), pois conseguirá recuperar apenas 13% do valor que investiu com a compra da Giphy. A compra deve ser finalizada em junho de 2023.

Por meio da aquisição da GIPHY, estamos ampliando nossos pontos de contato com o público além dos casos de uso de marketing e publicidade principalmente profissionais e expandindo para conversas casuais. 

Paul Hennessy, CEO do Shutterstock.

Entenda o caso

  • Em maio de 2020, a Meta realizou a compra da Giphy por US$ 315 milhões (R$ 1,6 bilhão);
  • Aquisição não foi bem vista pelo órgão CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido), que abriu uma investigação para analisar se a fusão era uma medida anti competitiva;
  • Em novembro de 2021, a decisão do CMA definiu que a Meta teria que vender a plataforma de GIFs;
  • Inicialmente, a Meta se recusou a cumprir a decisão e recebeu uma multa de 50,5 milhões de euros (R$ 268 milhões);
  • A big tech recorreu à decisão do CMA, mas o Tribunal de Apelação da Concorrência da Europa rejeitou;
  • Em outubro de 2022, o órgão regulatório do Reino Unido publicou a decisão final para que a Meta vendesse a empresa.
  • A justificativa era que a aquisição aumentaria o poder de mercado da big tech e limitaria o acesso dos conteúdos da Giphy para outras redes sociais como Twitter, Snapchat e TikTok.

Com informações de The Guardian

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.