Adeus, Cortana! Olá, Copilot! A Microsoft anunciou nesta terça-feira (23), durante a conferência para desenvolvedores Build 2023, o novo assistente digital do Windows 11 movido a inteligência artificial. Ok, talvez ele não seja tão novo assim: na verdade, a empresa está incorporando o mesmo assistente encontrado no Edge, Office e até GitHub para o sistema operacional.

A partir de uma atualização futura do Windows 11, usuários vão conseguir acessar a inteligência artificial a partir da barra de tarefas do Windows. Mais do que isso, ele também poderá ser ativado a partir de apps e programas dentro do sistema operacional.

publicidade

Leia mais:

“Assim que aberta, a barra lateral do Windows Copilot permanece consistente pelos seus apps, programas e janelas, sempre disponível para agir como seu assistente pessoal”, explicou Panos Panay, chefe da divisão de Windows e dispositivos da Microsoft. “Ele transforma qualquer usuário em um super usuário, ajudando a tomar ações, customizar configurações, e conectar pelos aplicativos preferidos”, continuou o executivo.

publicidade

Como vai funcionar o Copilot no Windows 11

A inteligência artificial incorporada ao Windows 11 não vai substituir a tradicional barra de tarefas da plataforma: a nova coluna lateral será ativada a partir de um botão encontrado próximo ao menu Iniciar do sistema.

Assim que aberto, o Windows Copilot será capaz de resumir o conteúdo exibido por aplicativos e reescrever ou até mesmo explicar o que está na tela, quando for necessário. Não é muito diferente do encontrado no Bing Chat.

publicidade
Copilot será exibido em uma barra lateral no Windows 11
Copilot será exibido em uma barra lateral no Windows 11. Imagem: Divulgação

Entre as diferentes tarefas executadas pelo novo assistente digital, o Copilot permitirá, por exemplo, que o usuário peça para as configurações do computador serem ajustadas temporariamente para que ele consiga focar em uma tarefa.

A Microsoft ainda afirma que o Copilot será compatível com diferentes tipos de plugins e extensões — recurso que também será incorporado à inteligência artificial encontrada em outros produtos da empresa. Isso significa que os poderes serão bastante ampliados, considerando a potencial criatividade de desenvolvedores espalhados pelo planeta.

publicidade

Quando estará disponível?

A Microsoft iniciará os testes públicos do Windows Copilot a partir de junho, e a expectativa é que nos meses seguintes o recurso seja disponibilizado para usuários do Windows 11 em geral.

Via Microsoft

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!