A Terra receberá um sinal “alienígena” vindo de Marte nesta quarta-feira (24). Mas antes que fique preocupado, tudo na verdade parte de um ensaio que visa saber como seria receber uma mensagem extraterrestre. 

A mensagem será enviada pela sonda marciana da Agência Espacial Europeia (ESA), ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO), às 19h00 do Horário de Greenwich (14h00 do Horário de Brasília) e chegará na Terra cerca de 16 minutos depois.

Apesar da mensagem ser enviada de terráqueos para terráqueos, não será tão simples quanto parece, ela vai ser codificada e caberá a comunidade acadêmica e o público geral decifrar o que foi enviado e recebido por três telescópios diferentes:

  • O  Allen Telescope Array, do SETI Institute;
  • O Robert C. Byrd Green Bank Telescope, do Green Bank Observatory;
  • E o Medicina Radio Astronomical Station, observatório administrado pelo Instituto Nacional Italiano de Astrofísica.

Após isso, o projeto, A Sign In Space, irá armazenar e compartilhar a mensagem enviada de Marte.

publicidade

A ideia do ensaio foi da artista Daniela de Paulise, que pretende ficar de boca fechada até que a mensagem seja decodificada.

Ao longo da história, a humanidade buscou significado em fenômenos poderosos e transformadores.Receber uma mensagem de uma civilização extraterrestre seria uma experiência profundamente transformadora para toda a humanidade. A Sign in Space oferece a oportunidade sem precedentes de ensaiar e se preparar de forma tangível para esse cenário por meio da colaboração global, promovendo uma busca aberta por significado em todas as culturas e disciplinas.

Daniela de Paulise, em resposta ao Instituto de Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI)

Leia mais:

Um ensaio para um futuro contato extraterrestre 

O objetivo principal do ensaio é entender como um sinal extraterrestre seria detectado, decifrado e interpretado por cientistas e o público. As pessoas interessadas em colaborar na decodificação da mensagem enviada poderão acessar um servidor do Discord, seja para realmente analisar os dados ou fazer interpretações artísticas.

De acordo com Franck Marchis, astrônomo sênior do Instituto SETI, a humanidade deveria ter feito esse tipo de experimento há muito tempo, já que estamos há pelo menos 60 anos buscando por sinais extraterrestres sem estar preparados para caso eles fossem encontrados.

A simulação ‘A Sign In Space’ é finalmente uma oportunidade de reunir todas as mentes curiosas e diversificadas na vanguarda da ciência e da arte, para que estejamos prontos se um sinal chegar até nós um dia.

Franck Marchis

O recebimento do sinal será acompanhado por uma transmissão ao vivo comandada pelo Marchis e não se trata apenas de conhecimento científico, mas sim de das sociedades, culturas e competências da Terra trabalhando em conjunto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!