O Google usará IA generativa para apresentar anúncios mais relevantes, que serão mais personalizadas de acordo com as buscas feitas pelo usuário.

A empresa descreveu a novidade como uma nova experiência geradora de pesquisa (SGE). A ideia é mudar a forma como os anunciantes alcançam seus consumidores.

publicidade

Leia mais:

Usando a IA do Google, quando o usuário buscar por um item que deseja comprar, o mecanismo apresentará os anúncios acompanhados de dicas para escolher o produto ideal.

publicidade

No GIF divulgado, o Google exemplifica como você poderá obter resultados mais relevantes:

Passo a passo com o exemplo do Google

  • Com a pesquisa “atividades ao ar livre para fazer em Mauai”, o mecanismo apresenta alguns links patrocinados produzidos pelo novo SGE;
  • A partir da pesquisa, também é apresentada a opção “Pergunte a um acompanhante”, que tem um formato semelhante a um chatbot;
  • Usando a opção, o GIF simula outra pesquisa: “mochilas de caminhada para crianças”. Os resultados apresentam uma lista de mochilas descritas como links patrocinados e uma breve descrição dos produtos.
  • Novamente, ao usar o “Pergunte a um acompanhante”, é realizada outra pesquisa: “é fácil para eles aprenderem a surfar?”. Mantendo o contexto das pesquisas anteriores, a IA compreende que a pergunta está relacionada às crianças;
  • Então, o mecanismo apresenta um resumo sobre o assunto e mostra alguns cartões de matérias sobre o surfe para crianças;
  • Rolando para baixo, a pesquisa mostra mais links patrocinados, como aulas de surf.

Google Ads ganha nova experiência de conversação com linguagem natural

Outro anúncio revelou uma nova experiência de conversação em linguagem natural no Google Ads. Em comunicado, a empresa explica como a IA ajudará na criação e personalização dos anúncios:

publicidade

Basta adicionar uma página de destino preferida do seu site e o Google resumirá a página. Em seguida, ele gerará palavras-chave, títulos, descrições, imagens e outros recursos relevantes e eficazes para sua campanha.

Você pode revisar e editar facilmente essas sugestões antes de implantar. Agora, você pode conversar para obter um melhor desempenho — peça ideias ao Google AI, assim como você pode pedir a um colega.

Google em comunicado.

Com informações de The Verge e TechCrunch.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!