Covid-19: quadros graves podem estar relacionados à poluição

Pesquisadores da Espanha procuraram associar os níveis de poluição do ar aos casos graves, internações e mortes por Covid-19
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Ana Luiza Figueiredo 24/05/2023 21h37
Chaminés de fábrica soltando fumaça
Defensores da causa relacionada às mudanças climáticas perceberam que descrever problemas sem sugerir soluções levava ao pessimismo (Imagem: Robert S. Donovan)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Que longos períodos de exposição à poluição aumentavam o risco de doenças graves e, consequentemente, internação, já sabíamos. Agora, uma pesquisa do Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal) descobriu que os quadros graves e mortes por Covid-19 também podem estar associados ao ar poluído.

Leia mais:

O estudo

  • O estudo, que foi publicado na revista Nature Communications, analisou 4.660.502 moradores da Catalunha em 2020, período de alta incidência do vírus da Covid-19, usando dados do sistema público de saúde.
  • Os dados da qualidade do ar foram adquiridos nos sistemas de monitoramento meteorológico da Catalunha e da Espanha.
  • Os cientistas coletaram dados sobre as substâncias presentes no ar poluído (como oxigênio, nitrogênio, ozônio, carbono negro e outros) e suas proporções, bem como dados de pacientes com casos graves, internações e tempo de internação, e mortes.
  • A análise dos dados mostrou que quando havia maior concentração de material particulado fino no ar, as internações aumentavam em 19%.
  • Quando havia maior concentração de nitrogênio, as internações em UTI aumentavam em 42%.
  • E quando havia maior concentração de carbono negro, as mortes aumentavam em 6%.
Pesquisa é uma das primeiras a associar a poluição a Covid-19 (Imagem: Monstar Studio – Shutterstock)

Associações

Os cientistas, então, associaram a exposição prolongada à poluição aos casos graves de Covid-19.

Entre os motivos para essa associação incluem:

  • A exposição à poluição aumenta as chances de um indivíduo desenvolver comorbidades, como hipertensão, o que o torna parte do grupo de risco para a Covid-19 grave.
  • Outra teoria é de que o ar poluído pode facilitar a infecção, porque o material particulado fino aumenta as chances do vírus SARS-CoV-2 se ligar aos nossos receptores.
  • O ar de baixa qualidade altera a capacidade do sistema imunológico do indivíduo, o que diminui a resposta ao vírus da Covid-19.
Catalunha possui uma boa distribuição entre áreas urbanas e rurais (Imagem: LanaElcova – Shutterstock)

Pontos fortes

De acordo com Cathryn Tonne, pesquisadora do ISGlobal e autora final do estudo, um dos pontos fortes da pesquisa é que a população catalã está bem representada, dividida entre áreas rurais e urbanas.

Otavio Ranzani, pesquisador do ISGlobal e primeiro autor do estudo, acredita que outro ponto alto é que existem pesquisas sobre a exposição à poluição e a relação com doenças graves, mas poucas se debruçam sobre a exposição a longo prazo e a relação com a Covid-19.

Nosso estudo fornece evidências robustas de que a exposição a longo prazo à poluição do ar ambiente está associada a Covid-19 grave.

Otavio Ranzani

Com informações de Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.