Direto de Las Vegas — A Dell Technologies e a NVIDIA anunciaram uma iniciativa conjunta chamada Projeto Helix. O objetivo central é facilitar a construção e utilização de modelos de Inteligência Artificial (IA) generativa por empresas em seus próprios ambientes, com o intuito de fornecer um atendimento ao cliente mais rápido e seguro, inteligência de mercado, pesquisa empresarial e outras capacidades.

O Projeto Helix entregará uma série de soluções com expertise técnica e ferramentas pré-construídas baseadas na infraestrutura e software da Dell e da NVIDIA. Isso inclui um modelo completo para auxiliar as empresas a utilizar seus dados proprietários e implementar a IA generativa de maneira responsável e precisa.

publicidade

Leia mais:

“O Projeto Helix oferece às empresas modelos de IA construídos com um propósito específico para que possam extrair valor de forma mais rápida e segura dos imensos volumes de dados subutilizados hoje,” disse Jeff Clarke, vice-presidente e co-diretor operacional da Dell Technologies. “Com infraestrutura altamente escalável e eficiente, as empresas podem criar uma nova onda de soluções de IA generativa que podem reinventar suas indústrias.”

publicidade

Estamos em um momento histórico, em que avanços incríveis em IA generativa estão se cruzando com a demanda das empresas para fazer mais com menos,” afirmou Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Com a Dell Technologies, projetamos uma infraestrutura extremamente escalável e altamente eficiente que permite às empresas transformarem seus negócios ao utilizar seus próprios dados de forma segura para construir e operar aplicações de IA generativa.”

O que é e como funciona o Projeto Helix da Dell e Nvidia

O Projeto Helix simplifica a implementação de IA generativa nas empresas com uma combinação testada de hardware e software otimizados, todos disponíveis na Dell. Isso proporciona a potência necessária para transformar dados empresariais em resultados mais inteligentes e valiosos, mantendo a privacidade dos dados. Essas soluções ajudarão as empresas a implementar rapidamente aplicações de IA personalizadas que impulsionem decisões confiáveis a partir de seus próprios dados para crescer e escalar seus negócios.

publicidade

O Projeto Helix suportará o ciclo de vida completo da IA generativa – desde a provisão de infraestrutura, modelagem, treinamento, ajuste fino, desenvolvimento e implementação de aplicativos, até a implantação de inferência e otimização de resultados. Os designs validados ajudam as empresas a construir rapidamente infraestrutura de IA generativa em escala.

Jeff Clarke, vice-presidente e co-diretor operacional da Dell Technologies (Imagem: Divulgação/Dell)

Os servidores Dell PowerEdge, como o PowerEdge XE9680 e o PowerEdge R760xa, são otimizados para fornecer desempenho para treinamento e inferência de IA generativa. A combinação de servidores Dell com as GPUs NVIDIA® H100 Tensor Core e a Rede NVIDIA formam a espinha dorsal da infraestrutura para essas cargas de trabalho. Os clientes podem parear essa infraestrutura com armazenamento de dados não estruturados resiliente e escalável, incluindo o Dell PowerScale e o Dell ECS Enterprise Object Storage.

publicidade

Com todos os Designs Validados da Dell, os clientes podem utilizar os recursos empresariais do software de servidor e armazenamento da Dell, com observabilidade através do software Dell CloudIQ. O Projeto Helix também inclui o software NVIDIA AI Enterprise para fornecer ferramentas para os clientes à medida que avançam no ciclo de vida da IA.

Infraestrutura, segurança e privacidade do Helix

O NVIDIA AI Enterprise inclui mais de 100 estruturas, modelos pré-treinados e ferramentas de desenvolvimento, como o framework de modelo de linguagem grande NVIDIA NeMo™ e o software NeMo Guardrails para a construção de chatbots de IA generativa seguros e focados em temas específicos.

O Projeto Helix incorpora segurança e privacidade em seus componentes fundamentais, como a Verificação de Componente Seguro. Proteger dados no local reduz o risco inerente e ajuda as empresas a cumprir os requisitos regulatórios.

“As empresas estão ansiosas para explorar as oportunidades que as ferramentas de IA generativa oferecem para suas organizações, mas muitas não sabem por onde começar”, disse Bob O’Donnell, presidente e analista chefe da TECHnalysis Research.

“Ao juntar uma solução completa de hardware e software de marcas confiáveis, a Dell Technologies e a NVIDIA estão oferecendo às empresas uma vantagem inicial para a construção e aperfeiçoamento de modelos alimentados por IA que podem alavancar os ativos únicos de suas próprias empresas e criar ferramentas poderosas e personalizadas.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!