Conheça a scooter elétrica robusta que aguenta muita carga

O criador é apaixonado por scooter elétrica, mas tinha um problema: a capacidade de armazenamento dos modelos não dava conta da carga
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 27/05/2023 08h58
scooter-eletrica-3.webp
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Scooters são práticas. Seja por sua eficiência ou pela praticidade da mobilidade em cidades urbanas, pilotar um modelo pode ser uma ótima saída a outros tipos de transportes. Uma scooter elétrica, então, pode oferecer ainda mais sustentabilidade e um alcance entre recargas impressionantes.

Talvez o único problema do veículo seja a capacidade de transportar carga. Porém, esse problema também já foi solucionado: a Fat Albert conta com um compartimento gigantesco, que não deixará ninguém na mão.

Leia mais:

Scooter elétrica

  • O engenheiro mecânico e designer alemão Albert Ebenbichler é apaixonado por scooters.
  • Porém, ele achava que a capacidade de armazenamento desses modelos era pequeno demais e podia prejudicar a experiência do usuário.
  • Albert, então, resolveu projetar sua própria scooter elétrica.
  • O modelo foca na “alegria do transporte”, Freude am Transport, em alemão (e FAT, na sigla atribuída por ele).
  • O engenheiro apelidou a scooter de Fat Albert e criou um design com um compartimento de armazenamento gigantesco para a categoria.
Inicialmente, a Fat Albert deve ser produzida apenas na Alemanha e em países europeu (Foto: Reprodução)

Fat Albert

A Fat Albert possui 70 litros de capacidade de armazenamento (cabem duas malas dentro dela). Ainda é possível adicionar um compartimento adicional, mas, para isso, o condutor sacrifica parte do design da scooter.

Em relação ao desempenho, a scooter elétrica é alimentada por um motor elétrico de 3 kW, com quatro cavalos de potência e que chega a uma velocidade máxima de cerca de 45 km/h.

A bateria oferece um alcance de cerca de 121 km em uma única carga e demora cerca de quatro horas para carregar completamente.

O compartimento comporta o equivalente a duas malas de viagem (Foto: Reprodução)

Prêmio

Pelo modelo, Albert Ebenbichler e a Fat Albert foram indicados ao Prêmio Alemão de Inovação de 2023. O resultado sai no final deste mês.

Preço e variações

A scooter elétrica está programada para iniciar a produção com quatro variantes e será inicialmente vendida na Alemanha.

O modelo básico deve sair por 4.970 euros (cerca de R$ 26.500) e está programado para ser entregue em junho deste ano.

Com informações de Ride Apart

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.