O Rover Perseverance, nave de exploração da NASA, conseguiu registros suficientes para os cientistas da agência espacial criarem um mosaico com imagens de Marte. “Percy”, como foi apelidado pelos engenheiros, capturou 152 imagens da Cratera Belva, parte da cratera maior Jezero, dando uma visão panorâmica do local.

O que você precisa saber: 

publicidade
  • As imagens são de 22 de abril e, ao serem agrupadas, formaram uma imagem panorâmica da cratera; 
  • A equipe da missão também criou uma versão 3D do mosaico; 
  • A cratera de Belva foi criada pelo impacto de um meteorito na superfície de Marte; 
  • O Rover Perseverance foi criado para atuar na exploração de Marte — ele é o maior rover que já chegou ao planeta. 

Leia mais! 

Segundo Katie Stack Morgan, cientista da NASA, a versão 3D do mosaico “pode ajudar a visualizar as relações geológicas entre os afloramentos da parede da cratera”. Contudo, a partir do uso de óculos 3D “também oferece uma oportunidade de simplesmente desfrutar de uma vista incrível”. 

publicidade

Confira abaixo o mosaico: 

Imagem: Divulgação/NASA
Imagem 3D: Divulgação/NASA

A partir da imagem 3D, por exemplo, os cientistas têm uma hipótese de que, além das consequências vindas do impacto do meteorito, os grandes pedregulhos soltos que aparecem em primeiro plano no mosaico podem ter sido transportados para lá pelo sistema fluvial que existia antigamente na região. 

publicidade

A Cratera Belva é uma grande cratera de impacto dentro da muito maior Cratera Jezero, principal local de pesquisa do Rover Perseverance. Os cientistas acreditam que a Jezero abrigou o delta de um rio há mais de 3,5 bilhões de anos — e pode esconder evidências de vida microbiana. 

O Percy explora a Jezero desde 2021 e tem como missão, além de enviar dados à Terra sobre rochas e solos, desvendar o mistério sobre a existência de outras formas de vidas.

publicidade

Com informações do UOL 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!