Toyota defende que ‘não há recursos’ para ter só carros elétricos nas ruas

Executivo-chefe do Toyota Research Institute apontou motivos que podem comprometer o tão sonhado futuro 100% elétrico
Gabriel Sérvio29/05/2023 16h55, atualizada em 29/05/2023 16h57
Detalhe na logomarca da Toyota
Imagem: Andrii Medvediuk/Shutterstock
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A japonesa Toyota não é exatamente a maior defensora dos carros elétricos. Em algumas oportunidades a empresa se posicionou contra a ideia de matar os carros a combustão no curto prazo, mirando primeiro nos híbridos e combustíveis verdes como soluções mais viáveis e baratas para reduzir a emissão de poluentes no trânsito.

Recentemente, o executivo-chefe do Toyota Research Institute, Gill Pratt, voltou a apontar motivos que podem comprometer o tão sonhado futuro com apenas carros elétricos nas ruas.

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Durante sua participação na cúpula do G7, realizada em Hiroshima, no Japão, o executivo disse que não vê uma adoção massiva de EVs no curto prazo.

Creio que vai levar décadas para minas de material de bateria, geração de energia renovável, linhas de transmissão e instalações sazonais de armazenamento de energia aumentem

Gill Pratt, executivo-chefe do Toyota Research Institute

Pratt acrescentou ainda que “vai demorar muito para termos materiais” o suficiente para suprir a demanda do mercado automotivo por baterias, por exemplo, além de “recursos de recarga renováveis” para manter todo esse volume de veículos funcionando.

Solução passa pelos híbridos

  • Segundo o executivo, há um caminho mais simples que pode ser trilhado pela indústria antes de alcançar a neutralidade total de carbono: investir em carros híbridos, uma especialidade da marca japonesa.
  • A Toyota também defende que o uso de combustíveis menos poluentes como o etanol e de sistemas híbrido-flex também serão cruciais, sem contar com o hidrogênio, outra aposta de longa data da empresa.
  • Por ora, a companhia também tenta encontrar maneiras de produzir combustíveis sintéticos em larga escala (que dispensam o uso de petróleo) gastando menos energia, outra fonte alternativa para os futuros carros da marca.

Vale destacar que isso não quer dizer que a Toyota não aposta as suas fichas nos elétricos. A montadora inclusive abrirá uma fábrica dedicada a eles e promete lançar dez novos modelos a bateria até o fim de 2026.

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.