Lançado para Switch no dia 12 de maio de 2023, Tears of the Kingdom, o mais recente jogo da franquia The Legend of Zelda, tem tudo para render muitas e muitas horas de aventura para os jogadores. Além dos imensos cenários e da ampla liberdade de exploração, o título da Nintendo também é grande em outro aspecto: no seu leque de personagens. Para você que esquece, confunde ou mistura nomes e histórias, preparamos uma minibiografia das figuras mais importantes da história. Confira!

Leia também:

Os protagonistas de Zelda: Tears of the Kingdom

Zelda

Zelda, em Tears of the Kingdom
Zelda está com poderes enfraquecidos no início de Tears of the kingdom. Imagem: Nintendo/Reprodução

A princesa de Hyrule e personagem-título do jogo é o fio condutor da continuação de The breath of the wild. A história de Tears of the kingdom começa com Zelda e Link explorando as profundezas do castelo de Hyrule.

A dupla encontrar um corpo aprisionado, Ganondorf, o grande vilão, que acaba por despertar. Em um breve embate contra a ameaça, Zelda e Link acabam separados. E algo mais inusitado acontece: o castelo ascende ao céu de Hyrule.

publicidade

Ainda que essa descrição inicial possa indicar que a personagem serve apenas ao propósito de ser resgatada, não é exatamente o que ocorre. Afinal, Zelda não fica simplesmente desaparecida. Enquanto a história avança, a princesa desempenha papel fundamental nos acontecimentos e tem papel crucial na missão de salvar o reino.

Link

Link em queda livre no novo Zelda
O mítico guerreiro tem diferentes encarnações na franquia The Legend of Zelda. Imagem: Nintendo/Reprodução-+96,

No início do jogo, Link está com todos os poderes conquistados ao longo do capítulo anterior, The breath of the wild. No entanto, na luta contra o ser maligno que estava aprisionado nas profundezas do castelo, ele perde tudo. Inclusive, a lendária Master Sword é inutilizada após ser danificada.

Nesse embate, o braço direito de Link também é destruído. Porém, um outro braço, que estava junto ao corpo de Ganondorf, acaba juntando-se ao herói. Aliás, este novo braço é que salva a vida de Link.

Então, descobrimos que este braço pertenceu a Rauru, e estava magicamente a Ganondorf. Mais do que repor um membro, este novo braço oferece novos poderes a Link, incluindo habilidades fundamentais para a jornada que se inicia.

Companheiros e coadjuvantes em The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Rauru

Rauru tem papel importante em Zelda: Tears of the kingdom.
Rauru foi o primeiro rei de Hyrule. Imagem: Nintendo/Reprodução

Já visto antes em uma versão humana no jogo Ocarina of Time, Rauru estreia agora na forma de um zonai. Mais especificamente, como um espírito. Durante o despertar de Ganondorf, é Rauru quem vai ao socorro de Link, inclusive cedendo seu antigo braço para o guerreiro.

Primeiro rei de Hyrule, Rauru serve como uma espécie de guia em Tears of the kingdom. Além de salvar a vida de Link, o monarca apresenta orienta a jornada inicial do jogador, dando as primeiras coordenadas e explicando os novos poderes possíveis com o novo braço.

Rauru aparece em diferentes pontos da primeira área do jogo, Great Sky Island, no céu de Hyrule. No entanto, após Link conseguir ativar os poderes do braço – Ultrahand, Fuse and Ascend – e completar algumas tarefas, o espírito do rei desaparece.

Mineru

Mineru aparece pela primeira vez na franquia Zelda em Tears of the Kingdom.
Personagem inédita, Mineru é irmã mais velha de Rauru. Imagem: Nintendo/Divulgação

Mineru é integrante do chamado Sage Companions, ou Sábios Companheiros, em português. É o grupo de cinco personagens que serão encontrados no decorrer do jogo. Cada um deles tem uma missão específica a ser realizada por Link. Além de acompanhar o protagonista nesses momentos, após completar a missão, Link pode invocar os poderes dos sábios.

Mineru é a última dos cinco companheiros encontrados. Ela é da realeza dos Zonai. Mais especificamente, é a irmã mais velha de Rauru. Após completar a missão específica dela, Link ganha a habilidade de utilizar uma Zonai mech suit.

Yonubo

Yunobo é um dos chamados Sábios Companheiros na série The Legend of Zelda
Personagem apareceu pela primeira vez em Breath of the wild. Imagem: Nintendo/Reprodução

Um dos primeiros companheiros a aparecer em Tears of the Kingdom, Yonubo já é conhecido na franquia Zelda. Sua primeira aparição foi em Breath of the wild. Ele é descendente de Daruk, campeão Goron, também apresentado no jogo anterior.

Yonubo pede auxílio de Link em busca de Zelda, que supostamente tem aparecido agindo de forma misteriosa em diferentes pontos de Goron.

Tulin

Tulin estreou em Zelda: Breath of the wild.
Tulin é um dos companheiros de Link na jornada. Imagem: Nintendo/Reprodução

Filho do guerreiro Teba, Tulin é do povo Rito. Ele aparece brevemente no jogo anterior da série, ainda criança. Passados alguns anos desde a história de Breath of the Wild, ele ressurge crescido agora. O personagem também faz uma ponta no spin-off Hyrule Warriors: Age of Calamity.

Tuli pode ser encontrado na Rito Village, outra paisagem já conhecida dos jogadores. A princípio, ele pede auxílio de Link para recuperar o seu arco, mas há outros objetivos a serem cumpridos para que ele se junte à jornada.

Sidon

Sidon já apareceu antes na franquia Zelda.
Príncipe no título anterior da série, Sidon surge agora como rei dos Zora. Imagem: Nintendo/Reprodução

Outro personagem que teve evolução de status após os acontecimentos de Breath of the Wild. Sindon, antes o príncipe dos Zora, agora é rei. Irmão de Mipha, uma das campeãs vistas no jogo anterior, o monarca também vira um dos Sábios que acompanha Link no decorrer da aventura.

O usual é encontrar Sidon quando se já está com relativo progresso no jogo. Assim, é necessário ter completado antes a quest intitulada “The Sludge-Covered Statue”. A missão que envolve Sidon é uma das mais longas e envolve, além de desafios e inimigos, alguns quebra-cabeças.

Riju

Personagem surgiu em Zelda: Breath of the Wild
Riju é a líder do povo Gerudo. Imagem: Nintendo/Reprodução

Outra figura importante na saga de Zelda, Riju, a líder Gerudo, está associada a um dos momentos mais inusitados de Breath of the Wild. Afinal, para acessar a cidade de Gerudo, Link precisa se vestir de mulher.

Desta vez, o encontro ocorre sem a necessidade de disfarces, e a chefe da tribo Gerudo pede a ajuda de Link para deter invasores Gibdos e a rainha deles. Completado esse desafio, a guerreira se junta a Link e concede seu poder a ele, assim como ocorre com os outros sábios.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!