NASA se reunirá para debater OVNIs

A conferência da NASA será aberta ao público e transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da agência espacial
Por Mateus Dias, editado por Bruno Capozzi 30/05/2023 21h16, atualizada em 31/05/2023 21h30
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta quarta-feira, 31, a NASA irá realizar uma reunião onde o grupo de estudos sobre OVNIs apresentará o que foi discutido e os resultados de suas investigações realizadas no último ano. O evento será transmitido ao vivo para o público pelo canal de transmissões da agência espacial, às 11:30 do horário de Brasília. 

O grupo de estudo independentes se formou em junho do ano passado para analisar dados relacionados a Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAP, em inglês), um novo termo que além de englobar os OVNIs também compreende outros objetos avistados na água, céu e espaço que não podem ser imediatamente identificados. A reunião marcará a primeira discussão aberta ao público realizada pelo grupo.

Após a conferência que durará cerca de 4 horas, a NASA apresentará somente o áudio de uma tele coletiva de imprensa que contará com a presença de Dan Evans, da Diretoria de Missões Científicas da NASA, David Spergel presidente da equipe de estudos independentes UAP da NASA e outros membros do grupo de estudos.

Leia mais:

Grupo de estudo sobre “OVNIs”

O grupo foi criado no intuito de avançar o entendimento científico sobre os fenômenos anômalos não identificados e tornar a área rica em dados e ser alvo de análise e investigação científica.

Atualmente, o UAP da NASA conta com 16 membros, que inclui o ex-astronauta Scott Kelly, uma variedade de especialistas da academia, das indústrias aeroespaciais e de aviação, e até mesmo um jornalista científico.

O grupo é apenas um dos financiados pelo governo dos Estados Unidos com o objetivo de estudar esses fenômenos não identificados. Também em 2022, o Departamento de Defesa do país criou um escritório para estudar esses objetos.

Apesar do grupo da NASA já ter estudado centenas de casos, em relatório ao Comitê de Serviços Armados do Senado, feito em abril, foi apontado que não existe até então nenhuma evidência confiável de “atividade extraterrestre, tecnologia fora do mundo ou objetos que desafiam as leis conhecidas da física.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.