MEC quer melhorar métricas de qualidade de internet nas escolas

Conexão à internet não basta: MEC quer garantir qualidade, velocidade e experiência dos alunos no ambiente escolar
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 30/05/2023 21h39
Pessoa digitando em laptop
(Imagem: 13_Phunkod/Shutterstock)
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Uma escola ter apenas a conexão à internet não será mais suficiente. O Ministério da Educação (MEC) planeja ampliar os critérios de avaliação sobre as conexões nas instituições de ensino, avaliando também qualidade, velocidade da conexão, taxa de latência (referente à velocidade da chegada do pacote) e experiência de uso no ambiente escolar.

Conexão não basta

De acordo com a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do MEC, Ana Úngari Dal Fabbro, o MEC está trabalhando para ampliar as métricas que medem a qualidade da conexão.

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Ela afirmou em painel no evento “Edtechs e as Escolas Públicas”, nesta terça-feira (30), que internet que funciona somente em alguns locais ou que não permite que todos os estudantes a acessem não é suficiente.

O que precisamos muito mudar agora é a compreensão. A escola estar conectada não é o suficiente. Às vezes, só há acesso na sala do diretor, mas não em sala de aula, que é onde a tecnologia proporciona experiências pedagógicas com os estudantes.

Ana Úngari Dal Fabbro, durante o evento “Edtechs e as Escolas Públicas”

Desenho de notebook com traços levando para tipos de conexão à internet
Internet também tem que comportar número de alunos conectados (Imagem: Pixabay)

Novos parâmetros

A coordenadora ainda afirmou que o MEC está mudando os parâmetros que vai acompanhar para, então, definir o que deve se enquadrar na política de monitoramento da qualidade de internet nas escolas.

Segundo ela, a pasta planeja avaliar quais escolas têm acesso à internet por meio da velocidade adequada, conexão por WiFi e dispositivos suficientes para que o uso da internet possa ser realizado em sala de aula.

Pesquisa aponta maiores desafios das escolas em 2020
Conexão à internet também tem que estar associada a técnicas de aprendizagem (Imagem: FamVeld/Shutterstock)

Redes WiFi mais abrangentes

  • Já a CEO da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), Paula Martins, afirmou que parte dos desafios de conexão nas escolas podem ser superados por melhores redes de WiFi;
  • Ela defende conexões que alcancem todo o perímetro escolar;
  • No contexto do projeto Aprender Conectado, do qual ela faz parte e foi viabilizado por meio de recursos do leilão do 5G, essa medida está prevista em contrato de 36 meses com os provedores;
  • No mesmo painel, o CTO da Huawei para o setor público, Ricardo Mansano, destacou que é necessário que a conectividade suporte à demanda e que “tecnologia de ponta não pode virar sucata”.

Com informações de Tele Síntese

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Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.