Um dos veículos mais icônicos da Fiat, o 500 original está de volta, mas com toque elétrico. Conheça o Fiat Topolino, uma espécie de quadriciclo totalmente elétrico baseado no Citroën Ami que marca mais um passo no caminho da marca italiana rumo à eletrificação.

Destinado a clientes jovens e amantes da cidade, o Fiat Topolino é o quarto veículo elétrico à bateria da marca, depois do Novo 500, do E-Doblo e do E-Ulysse.

publicidade

Leia mais:

Veículo de muita história

O Topolino resgata um nome que já abriu caminhos para a mobilidade urbana. Produzido pela Fiat de 1936 a 1955, o Fiat 500 – também conhecido como Topolino – foi uma solução ideal para as ruas estreitas e movimentadas da Europa.

publicidade

Segundo a Fiat, o novo Topolino incorpora perfeitamente a “dolce vita e o espírito italiano”. Ele claramente se parece com um Fiat, pelo menos quando visto de frente.

Comparado com o Citroën Ami e o Opel Rocks Electric – ele próprio um Ami rebatizado – o Fiat Topolino apresenta mudanças de estilo significativas na frente.

publicidade
  • Ele Adota painel frontal liso específico da marca com dois grandes faróis redondos e duas setas redondas menores colocadas imediatamente abaixo;
  • No geral, o Fiat Topolino ostenta um rosto mais amigável do que seus irmãos da Stellantis e lembra claramente o maior Fiat New 500;
  • O Topolino é mostrado sem portas nesta foto, e isso provavelmente porque o que estamos vendo aqui é uma variante de buggy de praia semelhante ao Citroën My Ami Buggy;
  • Além da falta de portas, o minúsculo EV também possui teto dobrável de tecido, uma reminiscência do Topolino original.

A Fiat não revelou mais fotos do EV, mas a traseira provavelmente apresentará um tratamento de estilo semelhante ao da frente, enquanto o interior deve ser praticamente idêntico ao do Ami.

O trem de força totalmente elétrico é provavelmente o mesmo do Ami, alimentado por bateria de 5,5 kWh, que alimenta motor de oito cavalos (6 kW). O Citroën Ami tem autonomia de 75 km e sua velocidade máxima é limitada a 45 km/h.

publicidade

Suas medidas devem ficar entre 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura. Quanto ao preço, a Fiat ainda não divulgou, mas espera-se que ele não saia dos oito mil euros (R$ 43,4 mil). Mas, com uma série de incentivos que os EVs recebem em território europeu, ele pode ficar na casa dos seis mil euros (R$ 32,5 mil).

Portanto, enquanto o governo brasileiro briga para colocar veículos populares na faixa dos R$ 70 mil – o Fiat Mobi é o modelo mais barato, ao lado do Renault Kwid -, na Europa, outro veículo da montadora italiana sai pela metade de seu popular nacional.

Com informações de InsideEVs e Motor1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!