Esse hipercarro elétrico não deve sair do papel por um motivo curioso

A Pagani desenvolveu um projeto de hipercarro elétrico exclusivo, mas a tecnologia atual não permite que ele saia do papel; saiba o motivo
Por William Schendes, editado por Pedro Spadoni 31/05/2023 17h35
Visão lateral de hipercarro elétrico da Pagani com capô, portas e porta-malas abertos
(Imagem: Reprodução/ Top Gear)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Pagani, fabricante italiana de carros, tem um projeto de hipercarro que deve ficar no papel por um simples – mas importante – motivo: as baterias atuais são muito pesadas.

Em entrevista ao TopGear, Christopher Pagani, filho de Horácio Pagani, fundador da empresa, disse que a fabricante está trabalhando nesse projeto desde 2018. Assim como os outros veículos da empresa, ele deverá ser leve.

Nosso objetivo é criar algo que seja leve. Olhando para a Pagani, algo que você vê em comum em todos os veículos que produzimos, é que eles têm que ser leves.

Christoper Pagani, filho de Horácio Pagani, fundador da marca

Leia mais:

Hipercarro elétrico da Pagani
(Imagem: Reprodução/Top Gear)

Considerando que o peso é algo importantíssimo para a Pagani, Christopher observa que atualmente com a “tecnologia existente” a fabricante não pode criar o hipercarro da maneira que gostaria de fazer.

Quanto pesam as baterias atuais?

Esqueleto de carro elétrico com baterias destacadas
(Imagem: Reprodução/Top Gear)

E de fato as baterias atuais não são nada leves. Como destaca o Motor1, o Hummer EV, picape elétrica da GMC, pesa cerca de 4,5 mil quilos.

Outros veículos elétricos mais convencionais como o Ford Mustang Mach-E e Volkswagen ID.4 também tem um peso elevado pesando, em média, pouco mais dois mil quilos.

Apesar da Pagani não ter presa para lançar um EV, a fabricante desenvolve projetos para carros totalmente elétricos desde 2018.

Quando questionado se a Pagani poderia usar a arquitetura de EVs — bateria e motor — da Mercedes, Christopher disse que a fabricante mantém conversas com a empresa é estão avaliando a possibilidade.

Estamos tendo reuniões constantes com a Mercedes-Benz e AMG, e estamos avaliando isso. Eles são nossos parceiros oficiais no momento, então, quando precisarmos [construir] um carro totalmente elétrico, tomaremos a decisão final.

Atualmente, a Mercedes tem uma parceria com a Pagani para desenvolver os motores V12.

Com informações de Motor1 e Top Gear

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.