São tantas inovações que fica até difícil acompanhar as novidades hoje em dia. Dentre elas, algo que até algum tempo atrás parecia não ser uma realidade são os carros elétricos. Mas, atualmente, já podemos ver alguns modelos desfilando pelas ruas. Porém, assim tamém vem o questionamento: vale a pena ter um carro elétrico no Brasil em 2023?

O Olhar Digital traz os prós e contras dessa que parece ser uma tendência em tecnologia para carros de um futuro nem tão distante assim.

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Uma tendência de mercado

No último ano, o número de opções desse segmento aumentou de forma considerável. Apesar de ser ainda um tipo de veículo relativamente caro, a oferta de EVs ficou mais acessível.

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Há modelos compactos por menos de R$160 mil, tradicionais na faixa de R$200 mil a 300 mil, e versões luxuosas que já ultrapassam a marca dos R$400 mil.

Entre as marcas que mais tiveram pedidos de modelos EVs, de acordo com nota publicada pela fipe.org.br, estão FIAT em primeiro, Toyota em segundo e Ford.

Carros a combustão vs EVs

imagem de carro elétrico ao ar livre sendo carregado
Os carros elétricos são a grande aposta para a redução de gases poluentes ao meio ambiente. (Imagem: Pexels)

Antes de comprar um veículo é importante considerar a boa e clássica matemática e colocar na ponta do lápis todos os custos e benefícios que o automóvel pode causar no seu orçamento mensal. Considerando que a bateria é de 40 kWh, o carregador de 7 kWh e o tempo de carga completa de aproximadamente 6 horas, qual custo isso gerará ao dono do carro a cada ciclo?

O primeiro passo consiste em obter o consumo do Nissan Leaf a cada 100 quilômetros e, a partir disso, calcular a quantidade exata de kWh que o veículo consome a cada carga.

O processo é simples, por meio de uma regra de três: 40 kWh (capacidade da bateria) / x = 270 km (autonomia total) / 100. Assim, descobre-se que “x” é igual a 4.000 / 270, resultando em um consumo de 14,81 kWh a cada 100 quilômetros percorridos.

Agora, as coisas ficam mais claras. Se 14,81 kWh é o consumo a cada 100 quilômetros, ao percorrer os 270 km da autonomia total, o consumo em kWh é de 39,98 kWh. Considerando que cada kWh em São Paulo custa R$ 1,304, o custo de carregar um Nissan Leaf e percorrer 270 km é de R$ 52,13.

Resultado da análise

Vale ressaltar que o preço médio do litro de gasolina na capital paulista está em torno de R$ 6. Comparativamente, um veículo similar ao Nissan Leaf, possui um tanque com capacidade para 50 litros. O que resultaria em um custo de abastecimento de R$ 300 por tanque, quase seis vezes superior ao gasto de um proprietário de um veículo elétrico.

Disponibilidade de estações de carregamento

Segundo dados publicados pelo site oficial do senado (senado.leg.br), o mercado brasileiro conta com mais de 100 mil veículos elétricos (Híbridos e elétricos).

Já em relação aos pontos de abastecimento, o país ainda conta com poucos espaços disponíveis. Somando apenas 1300 pontos de recarga para esse tipo de veículo, sendo que 445 ficam localizados na cidade de São Paulo.

Conforme a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABEVE), o Brasil está na lista dos países que mais cresceram no número de carros emplacados seguindo depois dos EUA e Alemanha. Em contrapartida, a implementação de mais novos pontos de abastecimento pode levar um tempo até que a tecnologia se torne mais popular e seu custo benefício reduzido.

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