A Amazon decidiu por fim ao ‘vozes de celebridades’, um recurso pago lançado em 2019 que permitia adicionar uma “pitada” da personalidade de até três celebridades diferentes a um dispositivo compatível com a Alexa.

Vendidos atualmente a US$ 4,99 nos EUA (cerca de R$ 25), quem embarcou na ideia de ter a voz de Samuel L. Jackson, Shaquille O’Neal ou da comediante Melissa McCarthy na assistente pessoal deve entrar em contato com a Amazon para conseguir um reembolso, informa um porta-voz da empresa.

publicidade

Leia mais:

Os clientes poderão continuar usando essas vozes por um tempo limitado e podem entrar em contato com a nossa equipe de atendimento para obter um reembolso.

Eric Sveum, porta-voz da Amazon em comunicado ao The Verge

Segundo Sveum, quem pagou pela função poderá usar a voz de Jackson na Alexa até o próximo dia 7 de junho. Já as vozes de McCarthy e Shaq continuam funcionando até o dia 30 de setembro de 2023.

publicidade

Como funciona o ‘vozes de celebridade’?

  • A Amazon começou a oferecer a voz de Jackson na Alexa em 2019. Já as vozes de McCarthy e Shaq chegaram em 2021.
  • O recurso usa um modelo neural de conversão para gerar respostas mais convincentes no lugar de mensagens pré-gravadas.
  • Ainda assim, as três vozes eram mais limitadas no que podiam responder, e não serviam para criar listas de compras ou lembretes, por exemplo.
  • Ao usar o comando “Ei” seguido pelo nome da celebridade, o usuário podia apenas fazer perguntas, ouvir piadas ou uma história.

Por ora, ainda não ficou claro por que a Amazon decidiu acabar com o recurso. Vale recordar que a divisão da Alexa registrou perdas operacionais de mais de US$ 5 milhões nos últimos anos, segundo o The Wall Street Journal, o que pode ter influenciado na decisão.

Um relatório recente do Insider sugere ainda que a empresa planeja retrabalhar a Alexa do zero para rivalizar com o ChatGPT usando o seu próprio modelo de linguagem, talvez as vozes de celebridades não se encaixem nessa nova visão.

publicidade

Com informações do The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!