EUA exigirão frenagem automática em todos os veículos novos

Se for aprovada, nova lei tornará obrigatório que todos os veículos novos tenham AEB em até quatro anos
Por Alisson Santos, editado por Rodrigo Mozelli 01/06/2023 07h00
trafego_eua
Imagem: Weston Boege/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Departamento de Transporte dos EUA apresentou proposta que obrigará todos os carros novos a ter versão “mais eficaz” da frenagem automática de emergência (AEB). Essa tecnologia funciona via câmeras e sensores que detectam os riscos de colisão.

  • Cerca de 90% dos novos veículos leves já são equipados de fábrica com a AEB;
  • A proposta do Departamento é a de que as montadoras adotem versão mais robusta da tecnologia, capaz de parar os veículos em alta velocidade e detectar usuários vulneráveis ​​da estrada, como ciclistas e pedestres – mesmo em ambientes pouco iluminados;
  • Por outro lado, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA, ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária) não está propondo “usar dispositivo de teste de bicicleta durante a tentativa”, levantando questões sobre o compromisso da agência em proteger os ciclistas – mas a afirma que estar realizando testes de colisão com substitutos de alvos, como motocicletas e bicicletas.

Leia mais:

“Os sistemas AEB são grande passo à frente para salvar vidas em nossas estradas e prevenir acidentes”, afirmou Polly Trottenberg, vice-secretária do DOT dos EUA. “Quando implantados, os sistemas AEB podem potencialmente fazer um veículo parar completamente, ou, pelo menos, desacelerá-lo para haver significativamente menos danos no impacto.”

O compromisso das fabricantes com o sistema AEB já acontece há anos e, em 2015, boa parte delas assumiu compromisso voluntário de incluir a tecnologia como padrão de todos os veículos novos. O Insurance Institute for Highway Safety aponta que o AEB ajudaria a evitar 28 mil colisões e 12 mil feridos até 2025.

Com a nova lei proposta pelo NHTSA, o AEB pode se tornar obrigatório em todos os veículos novos em até quatro anos após o início do vigor da regra. “A tecnologia agora está madura o suficiente para propormos a obrigatoriedade de sua inclusão em todos os veículos”, afirmou Ann Carlson, conselheira-chefe da NHTSA. “Mas estamos fazendo muito mais do que isso”.

Com informações de The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.