Um recente estudo independente conduzido por economistas do Analysis Group e divulgado pela Apple revelou que o ecossistema da App Store teve um papel significativo na geração impressionante de US$ 1,1 trilhão (R$ 5,5 trilhões) em faturamento e vendas para os desenvolvedores em 2022. Este valor corresponde a mais da metade do PIB brasileiro em 2022 (R$ 9,9 trilhões).
O estudo destaca o histórico de crescimento forte e resiliente da App Store, criando imensas oportunidades para desenvolvedores em todo o mundo.
Leia mais:
- Qual a inteligência artificial mais inteligente do mundo
- Quais os principais tipos de inteligência artificial que existem
- Quem inventou a primeira inteligência artificial (IA)?
A análise indicou que mais de 90% do faturamento e das vendas na App Store foram diretamente para os desenvolvedores e empresas, sem qualquer comissão paga para a Apple.
- Os economistas do Analysis Group estimam ainda que a cifra de US$ 1,1 trilhão inclui:
- US$ 910 bilhões gerados pela venda de bens e serviços físicos;
- US$ 109 bilhões provenientes de publicidade dentro dos aplicativos;
- US$ 104 bilhões de bens e serviços digitais.
Essa diversificação de receitas destaca as várias formas de monetização disponíveis para os desenvolvedores, permitindo que eles construam negócios prósperos dentro do ecossistema da App Store.
- O estudo explorou os fatores que impulsionaram o crescimento do ecossistema da App Store.
- O relaxamento de restrições em várias regiões resultou em uma significativa recuperação na demanda por categorias de aplicativos, como viagens e transporte por aplicativo.
- As vendas feitas em aplicativos de viagem para iOS tiveram um impressionante aumento de 84% em 2022
- Aplicativos de transporte testemunharam um considerável aumento de 45%.
- Categorias de aplicativos de comida e compras emergiram como alguns dos segmentos de crescimento mais rápido.
- Desde 2019, as vendas de entrega e retirada de alimentos baseadas em aplicativos para iOS mais que dobraram, enquanto as vendas de supermercado triplicaram.
- Os aplicativos empresariais também ganharam destaque, com adoção significativa por empresas em todo o mundo.
- Em 2022, esses aplicativos representaram uma das categorias de crescimento mais rápido para bens e serviços digitais.
- A categoria de entretenimento baseado em aplicativos experimentou um crescimento notável, impulsionado por tendências emergentes, como a economia de criadores de conteúdo.
Alcance global e acessibilidade são fatores cruciais para o sucesso da App Store. Com suporte para mais de 195 métodos de pagamento locais e 44 moedas em 175 lojas, os desenvolvedores podem alcançar usuários de todo o mundo. Em 2022, mais da metade dos downloads de aplicativos ocorreram em lojas fora dos países de origem dos desenvolvedores.
O estudo também revelou que a App Store continua a atrair uma vasta base de usuários, com mais de 650 milhões de visitantes semanais em média em todo o mundo em 2022.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!