Um recente estudo independente conduzido por economistas do Analysis Group e divulgado pela Apple revelou que o ecossistema da App Store teve um papel significativo na geração impressionante de US$ 1,1 trilhão (R$ 5,5 trilhões) em faturamento e vendas para os desenvolvedores em 2022. Este valor corresponde a mais da metade do PIB brasileiro em 2022 (R$ 9,9 trilhões).

O estudo destaca o histórico de crescimento forte e resiliente da App Store, criando imensas oportunidades para desenvolvedores em todo o mundo.

Leia mais:

A análise indicou que mais de 90% do faturamento e das vendas na App Store foram diretamente para os desenvolvedores e empresas, sem qualquer comissão paga para a Apple.

publicidade
  • Os economistas do Analysis Group estimam ainda que a cifra de US$ 1,1 trilhão inclui:
    • US$ 910 bilhões gerados pela venda de bens e serviços físicos;
    • US$ 109 bilhões provenientes de publicidade dentro dos aplicativos;
    • US$ 104 bilhões de bens e serviços digitais.

Essa diversificação de receitas destaca as várias formas de monetização disponíveis para os desenvolvedores, permitindo que eles construam negócios prósperos dentro do ecossistema da App Store.

  • O estudo explorou os fatores que impulsionaram o crescimento do ecossistema da App Store.
  • O relaxamento de restrições em várias regiões resultou em uma significativa recuperação na demanda por categorias de aplicativos, como viagens e transporte por aplicativo.
  • As vendas feitas em aplicativos de viagem para iOS tiveram um impressionante aumento de 84% em 2022
  • Aplicativos de transporte testemunharam um considerável aumento de 45%.
  • Categorias de aplicativos de comida e compras emergiram como alguns dos segmentos de crescimento mais rápido.
  • Desde 2019, as vendas de entrega e retirada de alimentos baseadas em aplicativos para iOS mais que dobraram, enquanto as vendas de supermercado triplicaram.
  • Os aplicativos empresariais também ganharam destaque, com adoção significativa por empresas em todo o mundo.
  • Em 2022, esses aplicativos representaram uma das categorias de crescimento mais rápido para bens e serviços digitais.
  • A categoria de entretenimento baseado em aplicativos experimentou um crescimento notável, impulsionado por tendências emergentes, como a economia de criadores de conteúdo.

Alcance global e acessibilidade são fatores cruciais para o sucesso da App Store. Com suporte para mais de 195 métodos de pagamento locais e 44 moedas em 175 lojas, os desenvolvedores podem alcançar usuários de todo o mundo. Em 2022, mais da metade dos downloads de aplicativos ocorreram em lojas fora dos países de origem dos desenvolvedores.

O estudo também revelou que a App Store continua a atrair uma vasta base de usuários, com mais de 650 milhões de visitantes semanais em média em todo o mundo em 2022.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!