O Gmail está recebendo ainda mais ajuda de inteligência artificial para o usuário final, mas de uma forma não esperada. A partir dos próximos dias, todo mundo com uma conta do Google poderá tirar proveito da IA na hora de encontrar uma mensagem perdida, especialmente para a versão do serviço no celular.

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O que você precisa saber:

  • O Google começou a implementar uma nova ferramenta de IA para o Gmail, para além do já prometido durante o Google I/O deste ano
  • A ideia é aumentar a precisão do resultado quando o usuário busca um e-mail dentro de todas as caixas da conta
  • Uma área com resultados aparecerá com destaque e ela é resultado do uso da IA na busca inteiria
  • A novidade já está chegando aos poucos, mas pode levar até 15 dias para que todos recebam o recurso na conta

Com o avanço da Microsoft e outras empresas para o campo da inteligência artificial, o Google ficou de canto até quando resolveu mostrar uma imensidão de produtos próprios que vão ou já estão tirando proveito de IA de alguma forma – isso no Google I/O de maio. O Gmail é um deles com a promessa de até escrever para você, mas nesta semana o gigante das buscas começou outra implementação.

Busca com IA no Gmail (Imagem: divulgação/Google)
Busca com IA no Gmail (Imagem: divulgação/Google)

Em uma publicação de seu blog, o Google afirmou que aumentará o uso de modelos de aprendizado de máquina e alguns fatores como e-mails recebidos recentemente, para melhorar a resposta para a busca que um usuário faz dentro do serviço.

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Nova ferramenta do Gmail lembra o Outlook

A ideia não é falar a resposta para quem busca, como faz o ChatGPT, mas sim criar uma área dedicada com os resultados mais prováveis para a busca feita dentro do Gmail. Este é mais ou menos o mesmo recurso já em uso no Outlook, onde a parte superior tem um campo chamado “principais resultados” e depois o restante fica logo abaixo.

No caso do Gmail, estes primeiros resultados são encontrados pela IA e podem não estar em ordem cronológica. Já os e-mails do Gmail abaixo deste local serão como já acontece hoje, ao representarem apenas onde o termo foi encontrado e respeitando somente a a ordem de qual mensagem chegou antes.

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Segundo o Google, a novidade será implementada sob o capô e para todos, de forma automática e sem a necessidade de aceitar ou não o novo recurso. O foco está em quem utiliza o aplicativo do Gmail para Android e no iPhone, mas a IA na busca chega aos poucos e pode levar até 15 dias para estar disponível em 100% das contas.

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