A principal ferramenta que permite uma câmera registrar fotos, seja ela digital ou analógica, é como ela vê o mundo através de uma lente que recebe luz. Um artista chamado Bjørn Karmann resolveu então remover essa parte de vidro e impedir a visão, para ainda assim gerar imagens e elas são criadas com inteligência artificial. A bizarrice tem nome de Paragraphica.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • Um artista chamado Bjørn Karmann criou o que pode ser a primeira câmera que não utiliza luz da história
  • Ela tem formato de câmera, mas no lugar da lente, utiliza Raspberry Pi 4, GPS e o Stable Diffusion para criar a imagem com base na localização e horário
  • Ajustes finos podem ser realizados, como um filtro de granulado ou para tornar a imagem mais nítida e menos embaçada
  • O projeto funciona, mas ele desvia o único objetivo de uma câmera que é capturar o momento atual como ele é e preservar a informação para a eternidade

Funciona assim: esse negócio com cara de câmera, mas com uma estrutura vermelha maluca na ponta onde seria a lente, utiliza um Raspberry Pi 4 e dados da localização atual com antena GPS, para então a inteligência artificial criar uma foto. O usuário precisa apenas configurar alguns ajustes em um pequeno visor, junto de discos para efeito na imagem final, como quão nítida ela precisa ser.

Câmera sem lente, a Paragraphica (Imagem: divulgação/Bjørn Karmann)
Câmera sem lente, a Paragraphica (Imagem: divulgação/Bjørn Karmann)

O sistema utilizado para trabalhar a inteligência artificial tira dados importantes sobre o local, como o horário, endereço e isso leva em conta até se a pessoa está próxima de pontos conhecidos em um mapa – como uma ponte, praia, mato ou atrativo turístico. Essas informações geram um texto, então enviado para uma espécie de Midjourney da vida.

publicidade

Câmera sem lente usa Stable Diffusion na IA

Imagem do local (esq.) e foto gerada pela Paragraphica (dir.) (Imagem: divulgação/Bjørn Karmann)
Imagem do local (esq.) e foto gerada pela Paragraphica (dir.) (Imagem: divulgação/Bjørn Karmann)

A ferramenta de inteligência artificial utilizada para criar a imagem é baseada em uma API do modelo Stable Diffusion, com Python na programação para lidar com o lado mais técnico. Tudo isso é somado com ajuda da ferramenta visual Noodl.

O resultado é uma imagem próxima do esperado para o local onde o usuário está. Claro que nada do que está na foto é real e não representa a função de uma câmera, que é registrar aquele momento para a posteridade. De qualquer forma, é uma ideia interessante para mais um uso de inteligência artificial, indo além de escrever um texto bonito.

Com informações: Tom’s Hardware.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!