A Microsoft vai desativar a Cortana, sua assistente pessoal presente de forma nativa no Windows 11 e também na versão 10 do sistema operacional. O software será redundante quando o Copilot, com inteligência artificial muito mais sofisticada, estiver plenamente implementado em diversas áreas do software.

Leia mais:

O que você deve saber:

  • A Microsoft tem uma assistente pessoal chamada Cortana e ela foi criada junto do boom deste tipo de solução, concorrendo com Google Assistente, Alexa da Amazon e Siri da Apple
  • Atualmente a Cortana está dentro do próprio Windows e funciona como um programa independente, mas vem de forma nativa para todos
  • A partir do final deste ano a Microsoft encerrará seu suporte, o que você pode ler como “vai desligar o sistema”
  • A empresa reforça sua parceria com a OpenIA do ChatGPT e espera os usuários da Cortana migrando para o Copilot, que estará dentro do Windows 11 e já está no Bing e Office

Pouca gente sabe e muito menos pessoas usam, mas o Windows 11 e também seu irmão mais velho, o Windows 10, tem uma assistente pessoal criada na época do boom de Alexa, Google Assistente e Siri: a Cortana. Escondida dentro do próprio sistema operacional mais popular dos computadores, a Microsoft finalmente vai desistir de sua existência.

A notícia apareceu em um documento na página de suporte da Microsoft. Lá, a gigante do software diz:

publicidade

Estamos realizando algumas mudanças no Windows que afetarão os usuários do aplicativo Cortana. Começando no final de 2023, não oferecemos mais suporte para a Cortana no Windows como um aplicativo independente. (…) A alteração afeta apenas a Cortana no Windows, mas sua assistente de produtividade ainda estará disponível no Outlook e Teams para smartphones, além de outras versões do Teams.

Microsoft

Microsoft reforça o ChatGPT dentro do Windows

O documento segue comentando sobre mais funções já inclusas no Windows para tarefas simples, como utilizar a voz para abrir um programa específico, navegar na web e controlar o volume. Por outro lado, a empresa reforça a existência de suas novas soluções criadas em parceria com a OpenIA, com ajuda do ChatGPT.

Ela faz isso com o Copilot para o Microsoft 365 (antigo Office), a versão desta IA também dentro do novo Bing e até na versão de testes mais recente do Windows 11.

Com informações: Windows Central.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!