A Microsoft anunciou que deixará a leitura de análises mais simples para quem estiver dentro da loja oficial de apps e jogos para o Windows. A ideia envolve inteligência artificial e ela será responsável por resumir os comentários dos usuários, entregando pontos importantes sobre as avaliações para as outras pessoas.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • Os resumos serão escritos por IA, mas a avaliação individual ainda existirá e ela continua escrita por pessoas de verdade
  • A Microsoft Store exibirá o resumo abaixo da quantidade de estrelas que o aplicativo ou jogo recebeu
  • Para fomentar ainda mais a inteligência artificial, a Microsoft Store terá área dedicada para softwares que tiram proveito dela
  • Ainda não está claro quando estas novidades chegam e se elas serão exclusivas do Windows 11

Os reviews são muito importantes para ajudar o usuário em sua decisão de compra, ou mesmo para saber se um aplicativo cumpre o que promete. Eles aparecem na Play Store do Android, na App Store do iPhone e também na Microsoft Store do Windows. Ler um por um pode ser trabalhoso e a gigante do software acha isso, tanto que resolveu colocar um robô para resumir tudo em poucas linhas.

Microsoft Store com resumo de reviews (Imagem: divulgação/Microsoft)
Microsoft Store com resumo de reviews (Imagem: divulgação/Microsoft)

É a ideia de unir inteligência artificial dentro da Microsoft Store, aparecendo logo abaixo da opção de até cinco estrelas, que continuarão sendo exibidas com barras e uma nota em média aritmética baseada na avaliação das pessoas de verdade.

publicidade

A Microsoft não comentou como fará a curadoria do conteúdo por parte do robô, pois ele pode servir de filtro tanto para o bem, quanto para o mal. No primeiro caso consegue ser utilizado para evitar ondas de reviews negativos criados puramente para manchar a reputação de uma empresa, enquanto o segundo tende a evitar a exibição de comentários negativos reais – passando a sensação de sucesso, mesmo não sendo.

Microsoft Store também terá área separada com IA

Microsoft Store área separada para IA (Imagem: divulgação/Microsoft)
Microsoft Store área separada para IA (Imagem: divulgação/Microsoft)

Já que inteligência artificial é o tema do momento, a Microsoft também abriu um espaço dedicado em sua loja de apps e jogos para facilitar a busca por softwares que tiram proveito de IA, seja de qual forma for. Lá o usuário será guiado para conhecer ferramentas novas ou aprofundar o que sabe sobre alguma já instalada. A empresa chama este empenho de hub para a “jornada pela IA”.

publicidade

Ainda não está claro se a Microsoft Store com resumo por inteligência artificial chegará ao mesmo tempo para todos os usuários, mas certamente ela deve andar em ondas e fechando em pacotes de idiomas específicos.

Com informações: The Verge.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!