Muitos acidentes envolvendo motociclistas acontecem por conta de baixa visibilidade no trânsito. Uma forma inovadora de contornar o problema foi proposta pela Shark, a marca francesa de capacetes.

A empresa lançou recentemente o Skwal i3, o primeiro modelo do mercado com “break-light” integrado.

publicidade

Leia mais:

Como é o capacete com luzes de freio?

  • O produto traz luzes que acendem em tempo real quando o motociclista usa os freios da moto.
  • Na parte frontal do capacete, mais leds facilitam a visibilidade em condições de pouca luz.
  • Segundo as informações da fabricante, o sistema de iluminação é alimentada por uma bateria recarregável e traz um acelerômetro embutido.
  • É o sensor que identifica quando a moto reduz a velocidade, acionando as luzes de freio do produto.
  • Esse “truque” aumenta a praticidade de uso, já que dispensa ter que conectar fios na motocicleta ou precisar que o veículo tenha compatibilidade com Bluetooth, por exemplo.

Como o sistema funciona?

  • Ao frear, as luzes traseira piscam três vezes por segundo (ou cinco vezes por segundo em frenagens mais bruscas).
  • A premissa é simples: funcionar como o “brake-light” convencional dos automóveis, que também alertam outros motoristas nas rodovias quando um veículo próximo freia.
  • Com 12 horas de autonomia, o sistema é recarregado por meio de uma entrada do tipo USB-C, bastante comum nos eletrônicos modernos.

Quanto custa?

A novidade foi lançada em maio na Europa por 320 euros, um valor até justo no Velho Continente. O preço convertido em reais, entretanto, é menos atrativo: quase R$ 1700 sem impostos. 

publicidade

Por enquanto, não há indícios de que o capacete com luzes de freio será lançado oficialmente no Brasil. Será que vale o investimento? No fim das contas, é mais um recurso que reforça a segurança dos motociclistas no trânsito.

Com informações da Shark Helmets

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!