De volta ao lar: fóssil retorna ao Brasil após décadas na Alemanha

Fóssil de dinossauro brasileiro retorna ao país após quase três décadas na Alemanha, para onde foi levado de forma irregular
Ana Luiza Figueiredo05/06/2023 15h41, atualizada em 11/06/2023 12h48
Ubirajara-jubatus-ilustracao
Representação artística do dinossauro Ubirajara jubatus. Crédito: Bob Nicholls / Paleocreations.com 2020
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na noite deste domingo (4), o fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, que havia sido levado de forma irregular para a Alemanha em 1995, finalmente retornou ao Brasil. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o material encontra-se em Brasília e permanecerá lá até o dia 12 de junho, quando será realizada uma cerimônia oficial de entrega.

Leia mais:

O MCTI indicou o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, localizado na cidade de Santana do Cariri, no interior do Ceará, como destino final para o fóssil do Ubirajara jubatus, que foi repatriado da Alemanha.

Exportação ilegal

fóssil
Fóssil do Ubirajara jubatus. Imagem: Divulgação
  • Há anos, a ida do fóssil para o exterior tem sido alvo de questionamentos por parte da comunidade científica brasileira, que levanta a hipótese de exportação ilegal de peças coletadas no Brasil.
  • Em dezembro de 2020, o Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma investigação sobre a saída do fóssil.
  • Em 2021, a Alemanha chegou a se recusar a devolver o fóssil removido ilegalmente do Brasil.
  • O holótipo, uma peça única que serviu de base para a descrição da espécie, desperta grande interesse na comunidade científica.

Ubirajara jubatus

  • O Ubirajara jubatus é um dinossauro terópode datado do período Cretáceo, com cerca de 110 a 115 milhões de anos, originário da região da Bacia do Araripe, no interior do Ceará.
  • Ele pertence ao grupo dos celurossauros, que inclui os famosos tiranossauros e velociraptores.
  • O Ubirajara jubatus tinha cerca de 2 metros de comprimento e possuía características únicas em relação a outros dinossauros.
  • Este dinossauro, do tamanho de uma galinha e coberto por penas, é considerado o mais antigo encontrado na Bacia do Araripe e é considerado um “ancestral” das aves.

Com informações do g1.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.