Você já parou para pensar na última vez em que teve que aguardar por um resultado de busca no Google? Para muitos, as buscas são praticamente instantâneas. O usuário digita sua consulta na caixa de pesquisa, o Google rapidamente apresenta uma resposta e então você pode clicar nos links para obter mais informações ou fazer uma nova pesquisa. Esse ciclo útil transformou a busca do Google no site mais visitado do mundo.

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Porém, a experiência de busca gerativa do Google, conhecida como Search Generative Experience (SGE), introduz animações de carregamento.

Search Generative Experience

  • Em maio, o Google lançou um recurso experimental chamado SGE, que utiliza sistemas de IA para resumir os resultados de busca.
  • A ideia é que você não precise navegar por uma lista de links ou digitar uma nova consulta.
  • Em vez disso, o Google simplesmente apresentará as informações que você está procurando.
  • Em teoria, isso permite que suas pesquisas sejam mais complexas e conversacionais, mas o Google ainda fornecerá as respostas.

Para quem tem acesso ao Search Labs do Google, os resumos gerados por IA aparecem logo abaixo da caixa de pesquisa. Após testar o recurso por alguns dias, observei que as respostas em si são geralmente adequadas, embora possam ser um pouco confusas.

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Segundo o The Verge, por exemplo, ao pesquisar “onde assistir a Ted Lasso?”, a resposta gerada pela IA era precisa e algumas frases de explicação. No entanto, essas respostas geralmente vêm acompanhadas de informações adicionais. No computador, o Google exibe cartões com informações de origem à direita, mas é difícil distinguir quais informações vêm de quais fontes.

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Imagem: Google/The Verge

No celular (apenas no aplicativo do Google, por enquanto), os cartões aparecem abaixo do texto resumido. Abaixo da resposta à consulta, você pode encontrar uma série de prompts para continuar a pesquisa, e abaixo disso tudo, há o resultado padrão de busca do Google, que pode conter caixas adicionais com informações extras.

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Essas informações extras nos resultados do SGE nem sempre são tão úteis quanto poderiam ser. No evento I/O, o Google demonstrou como a ferramenta poderia gerar automaticamente um guia de compras. No entanto, os resultados são confusos na prática, com grandes cartões patrocinados acima do resultado, uma lista confusa de lojas sugeridas que não levavam diretamente às opções de compra, um mapa do Google mostrando a localização dessas lojas e, à direita, três cartões com links para sites.

Uma tela de busca desordenada não é algo novo para o Google. No entanto, o que mais incomoda no SGE é o tempo de espera. Enquanto o Google gera uma resposta para sua consulta, uma caixa colorida vazia aparece com barras de carregamento.

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Somente quando o resultado da busca é carregado, a caixa colorida se expande e o resumo do Google aparece, empurrando a lista de links para baixo da página.

Além disso, é confuso que o SGE não funcione corretamente em momentos aleatórios, mesmo para termos de busca populares. Palavras como “YouTube“, “Amazon”, “Wordle”, “Twitter” e “Roblox”, por exemplo, retornam uma mensagem de erro: “Uma visão geral baseada em IA não está disponível para esta busca”.

Por outro lado, “Facebook”, “Gmail”, “Apple” e “Netflix” fornecem respostas formatadas corretamente pelo SGE. No entanto, mesmo para consultas válidas, os resultados demoram uma eternidade para aparecer.

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