Quem nunca teve o acesso de uma conta bloqueado por não lembrar da senha? Pois bem, nem sempre é fácil resolver o problema. Pensando nisso, o Google continua expandindo o uso de login sem senhas para mais serviços.

A partir desta segunda-feira (5), a empresa implementará o recurso em fase de testes também para contas cadastradas no Workspace e no Google Cloud. Na prática, 9 milhões de empresas poderão experimentar a novidade em primeira mão.

Leia mais:

Como funciona o login sem senha do Google?

  • No lugar de senhas pré-cadastradas, os usuários do Google Workspace ou Google Cloud poderão usar chaves de acesso para entrar nas contas.
  • Essas chaves são baseadas em protocolos criptográficos, ou seja, não há uma “sequência” fixa que possa ser roubada, descoberta ou vazada em ataques do tipo phishing, por exemplo.
  • Quem preferir também pode fazer login usando outros métodos de autenticação, como o Windows Hello no PC, um telefone Android com sensor de impressão digital ou um iPhone com Face ID.
  • A habilitação do login sem senha no Workspace deve ser ativada por administradores, informa o Google. Mesmo quando desativado, os usuários ainda poderão criar e usar senhas pessoais para autenticação por dois fatores (2FA), acrescenta a empresa.

Outras gigantes da tecnologia como Apple e Microsoft também caminham na direção de um futuro sem senhas. A tecnologia de autenticação usada pela gigante de buscas inclusive foi criada pela FIDO Alliance, que também é parceira das suas concorrentes.

publicidade

A expectativa é que o recurso acabe com o uso de senhas comuns, mas isso ainda levará tempo e passa pela adoção da tecnologia por mais aplicativos e plataformas. Vale destacar que o anúncio de hoje segue o suporte ao login sem senha para contas tradicionais do Google em maio. O Chrome também ganhou o mesmo recurso em dezembro do ano passado.

Com informações do The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!