Recentemente o Photoshop, uma das mais tradicionais ferramentas de fotografia e design, ganhou uma atualização baseada em IA (Inteligência Artificial) que vêm fazendo um verdadeiro sucesso. Blogueiros, instagramers e tiktokers vêm se tornando verdadeiros hits, com vídeos mostrando resultados surpreendentes alcançados com a atualização da ferramenta.

O Olhar Digital trouxe algumas curiosidades sobre essa novidade e como ativá-la para começar a usar também.

publicidade

Leia mais:

Preenchimento inteligente

A adobe de tempos em tempos traz para seus usuários novidades que aquecem o mercado e viralizam nas redes. Entre as inovações está o preenchimento generativo, uma ferramenta baseada em IA que vai além do preenchimento de imagens com base na conversão de textos, como no Midjourney ou DALL-E 2.

publicidade

Em suma, diferente dos demais, a Adobe conseguiu combinar recursos de IA baseadas em texto com ferramentas já existentes como a seleção automática de objetos, o qual é uma função praticamente clássica do Photoshop.

A princípio, isso permite que o Generative Fill Adapte diretamente ao assunto fotográfico em questão. Além do Firefly que monitora seu ambiente: por exemplo, se for detectado uma superfície reflexiva como uma poça de água, ele irá criar reflexos apropriados na água com base no objeto que colou na imagem.

publicidade

Inovação

Por conta desse lançamento, a Adobe agora disponibiliza uma ferramenta de grande poder para designers gráficos profissionais. Assim como, reduz a barreira de entrada para iniciantes na edição complexa de imagens.

Vale ressaltar

Devido à sua versão beta, os usuários só podem baixar o Preenchimento Generativo para testes.

publicidade

A princípio, ele estará disponível para todos os usuários no segundo semestre de 2023. Assim sendo, sabemos que os usuários podem ativar a versão beta do ativo através do Creative Cloud tanto no Windows quanto no MacOS.

Como ativar o preenchimento inteligente no Photoshop

Ativando o canal

Para ativar o canal Beta do Photoshop, o usuário deve seguir o primeiro passo, o qual é abrir o aplicativo do Creative Cloud e, em seguida, ir até a guia ‘Aplicativos’ e clicar em ‘Aplicativos Beta’.Imagem mostrando a tela de início do Creative Cloud

Instale o aplicativo

Na aba ‘Aplicativos’ beta, o usuário deverá buscar por “Photoshop Beta” e imediatamente clicar em “Instalar ou Avaliar”.Imagem da aba aplicativos, em aplicativos Beta

Abrindo o Photoshop Beta

Depois que o aplicativo for instalado, o usuário poderá iniciar o Photoshop Beta normalmente, por meio do Creative Cloud ou da bandeja do sistema.Imagem mostrando o Preenchimento Inteligente dentro do Photoshop Beta

Teste a ferramenta

Ao abrir uma imagem no Photoshop Beta, a interface Generative Fill iniciará automaticamente. Em seguida, o usuário deve selecionar uma área desejada, por exemplo, usando a ferramenta laço ou outra ferramenta de seleção. A ferramenta então apresentará uma caixa de diálogo na qual o usuário pode optar por preenchê-la ou não com uma descrição das alterações na imagem de acordo com sua preferência.Imagem mostrando o antes e depois de um Preenchimento Inteligente

Em suma, o Generative Fill é uma ferramenta versátil no Photoshop. E para gerar ou substituir objetos, basta que o usuário selecione uma área na imagem inserida na plataforma e logo após inserir um texto descritivo do que deseja. O software, por meio de IA, cria automatizadamente uma nova camada com sua adição, sendo fácil se ver livre da alteração caso não fique como o usuário esperava.

Alterando o plano de fundo

Da mesma forma, o usuário pode criar um novo plano de fundo selecionando o plano de fundo e inserindo um prompt de texto. A ferramenta também permite que você estenda uma imagem. Basta selecionar a área vazia da tela expandida e gerar uma continuação perfeita da cena sem um prompt, ou usar um prompt para adicionar conteúdo exclusivo. Se você desejar remover um objeto, a IA pode fazer isso sem aviso.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!