A IA (inteligência artificial) do Google vai fazer parte da Priceline, agência online de viagens da Booking, ainda em 2023, conforme as empresas informaram à Reuters. A ideia é que a plataforma monte os roteiros das viagens dos usuários.

Para quem tem pressa:

  • A Priceline – agência online de viagens da Booking – vai incorporar ferramentas com IA do Google à sua plataforma ainda em 2023;
  • Novas ferramentas do Google Cloud – divisão voltada para tecnologia de nuvem – darão à Priceline acesso à IA generativa;
  • A ideia é que um chatbot, na Priceline, monte os roteiros das viagens dos usuários com sugestões “sob medida”;
  • Para o Google, atrair negócios por meio da IA é um caminho com potencial de fechar a lacuna com Amazon e Microsoft no fornecimento de serviços em nuvem.

Isso porque a agência de viagens pretende lançar um chatbot mais sofisticado para planejamento de viagens. A empresa também quer que a ferramenta seja capaz de dar sugestões “sob medida” de hotéis para os usuários, segundo Martin Brodbeck, chefe de tecnologia da Priceline.

publicidade

Leia mais:

Pessoa segurando celular com logomarca da IA do Google na tela e, ao fundo, um notebook com imagem ilustrativa de tecnologia na tela
(Imagem: Vladimka production/Shutterstock)

Novas ferramentas da divisão de nuvem do Google dão à Priceline acesso à IA generativa – tecnologia por trás de chatbots como o Bard e o ChatGPT, que consegue redigir texto de forma parecida a como humanos fazem.

publicidade

No contexto da Priceline, as ferramentas do Google também vão extrair informações como preços de hotéis de dados existentes na internet para garantir a precisão dos resultados.

Parceria entre Google e Priceline

Para a agência de viagens, a adoção de novas tecnologias pode dar uma vantagem sobre uma miríade de sites que comercializam opções de viagens, entre eles o próprio Google. Os recursos do Google, e não a concorrência, levaram à parceria, conforme explicou Brodbeck.

publicidade

Para o Google, atrair negócios por meio da IA é um caminho com potencial de fechar a lacuna com os rivais Amazon e Microsoft. Isso porque, em comparação a esses dois, o Google é um distante provedor “número três” de serviços em nuvem – por exemplo: armazenamento de dados.

Montagem com site da Priceline aberto num iMac
(Imagem: Reprodução/Priceline)

A capacidade de criar aplicativos baseados na tecnologia pioneira do Google atraiu clientes novos e antigos, disse Thomas Kurian, CEO do Google Cloud. Ele comparou o período atual ao período pré-histórico durante o qual surgiu uma grande variedade de novas espécies.

publicidade

Há uma espécie de momento cambriano acontecendo agora, onde há uma explosão dessa tecnologia.

Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, em entrevista à Reuters

Ele se recusou a responder como as visualizações corporativas gratuitas estavam impactando a lucratividade do Google Cloud. Mas disse que a empresa se concentrava na eficiência de custos e que, com ótimos produtos, a “empresa cuidará de si mesma”.

Outras aplicações da IA do Google

Smartphone com logomarca do Google AI aberta sobre teclado e trackpad de notebook iluminados por luzes coloridas
(Imagem: Rafapress/Shutterstock)

Entre outros usos, a IA do Google gerará sugestões de codificação para centenas de desenvolvedores de software na Priceline, disse Brodbeck.

A Priceline adotará os recursos de pesquisa do Google para as intranets dos funcionários. E a IA do Google vai acelerar o marketing de viagens para destinos populares.

Você pode criar imagens de uma bela praia, por exemplo, e casar isso com uma ótima cópia de IA generativa.

Martin Brodbeck, chefe de tecnologia da Priceline, em entrevista à Reuters

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!