Duas bombas de calor de grande porte da empresa alemã MAN Energy Solutions produzirão 350.000 MWh de calor por ano, aquecendo o número impressionante de 25 mil residências dinamarquesas com energia eólica offshore e água do mar.

Leia mais:

publicidade

A cidade portuária de Esbjerg, na Dinamarca, tem como meta atingir emissão zero até 2030, e Kenneth Jørgensen, diretor do projeto na empresa de serviços públicos dinamarquesa DIN Forsyning, afirmou: “Estamos eliminando o uso de calor a carvão e substituindo-o por aquecimento urbano neutro em carbono, produzido a partir do vento e da água do mar.”

A DIN Forsyning utilizará duas bombas de calor de armazenamento de energia eletrotérmica da MAN Energy. Elas são as primeiras do seu tipo a fornecer energia térmica sem emissões em escala industrial e são alimentadas por eletricidade limpa gerada por turbinas eólicas locais. Estima-se que elas entrarão em funcionamento ainda este ano, no outono europeu (de setembro a dezembro).

publicidade

Como as bombas funcionam

  • A água do mar é retirada do porto e a energia térmica é extraída antes que a água seja bombeada de volta ao mar.
  • O dióxido de carbono é aquecido pela água do mar e vaporizado.
  • Em seguida, é comprimido e enviado para um trocador de calor, onde atinge uma temperatura máxima de 150 °C.
  • Ele fornecerá água para a rede de aquecimento urbano da cidade a uma temperatura de 90 °C.

A peculiaridade do sistema que estamos instalando é o uso de água do mar como fonte de calor, CO₂ como refrigerante e um compressor hermeticamente selado e acionado eletricamente para gerar calor.

Karl Böhle, gerente de projetos sênior da MAN

Uma das características únicas dessa solução de bomba de calor é que o uso de energia eólica excedente pode equilibrar a rede, se necessário.

A capacidade de armazenar calor significa que, ao contrário de uma rede elétrica que precisa ser equilibrada, a produção da bomba de calor não precisa corresponder ao seu consumo. O excesso de eletricidade pode ser vendido de volta para a rede, o que significa que as gigantescas bombas de calor fornecem calor e eletricidade mais limpos e mais baratos.

publicidade

Com informações de Electrek.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!