Na história recente, a Terra registrou alguns expressivos – e trágicos – tsunamis, como é o caso do ocorrido na Indonésia em 2004. Esse fenômeno da natureza não é uma novidade e existe desde o surgimento dos oceanos.

Ao lado de terremotos, ciclones, dilúvios e de outras ocorrências, como erupções vulcânicas, os tsunamis estão entre os desastres naturais com maior potencial de devastação. Mas antes de falarmos sobre os 5 maiores tsunamis da história, vale explicar o que é o fenômeno.

publicidade

A etimologia da palavra já esclarece um pouco dessa pergunta. O termo, de origem japonesa, vem da junção de tsu (porto) e nami (onda). Em suma, são ondas gigantes formadas no oceano que, à medida que se aproximam da costa, perdem velocidade; no entanto, ganham altura.

Leia também:

publicidade

O que é um tsunami?

De grande extensão, essas ondas podem ter até 500 quilômetros de comprimento e 40 metros de altura. Sua origem está geralmente relacionada a movimentos tectônicos, como abalos sísmicos. Alguns países estabelecem sistemas de alerta que consideram terremotos de grande magnitude, a partir de 7 graus, como fatores de risco de ocorrência de tsunamis. A queda de um meteorito também pode provocar o incidente. O asteroide que provocou a extinção dos dinossauros, inclusive, provocou um colossal tsunami, apontam evidências.

Oceano Índico (2004)

Ruínas em área costeira da Sumatra após tsunami
Foto realizada em janeiro de 2005, em vila costeira da Sumatra, afetada pelas ondas gigantes. Imagem: Philip A. McDaniel/US Navy.

Não é possível fazer uma lista dos 5 maiores tsunamis da história sem citar o que ocorreu em 7 de dezembro de 2004 na Ásia, tido como um dos mais trágicos desastres naturais de todos os tempos, com quase 230 mil mortos em 14 países, sendo os principais atingidos a Indonésia, o Sri Lanka e a Índia. Sua origem está relacionada ao terremoto de Sumatra-Andaman, que provocou uma série de ondas de até 30 metros de altura, que inundou diversas cidades costeiras.

publicidade

Messina (1908)

Terremoto de Messina
Messina após o terremoto seguido de tsunami. Imagem: Domínio publico

Este é tido como maior desastre natural, em número de fatalidades, na Europa. Estima-se que entre 65 mil e 80 mil pessoas perderam suas vidas em decorrência do terremoto (magnitude 7,1) seguido de tsunami nas cidades de Messina e Reggio Calábria, na Itália. Ocorrido no dia 28 de dezembro de 1908, o tsunami atingiu o território costeiro cerca de dez minutos após o terremoto, com ondas de até 12 metros de altura.

Valdívia (1960)

Tsunami de Valdívia 1960
Tsunami de Valdívia foi provocado pelo maior terremoto já registrado. Imagem: Wikimedia Commons

Aqui temos mais um recordista: o maior tremor de terra já registrado, com 9,5 de magnitude. Portanto, está aí a origem do tsunami que afetou cerca de mil quilômetros do território costeiro do Chile no dia 22 de maio de 1960. As ondas de mais de 25 metros causaram grande destruição e, com os efeitos do terremoto, provocaram a morte de 1,6 mil pessoas, além de terem deixado mais de 3 mil feridos e cerca de 2 milhões de desabrigados.

publicidade

Tohoku (2011)

Aeroporto de Sendai, no dia 13 de março de 2011, após o tsunami. Imagem: Samuel Morse/U.S. Air Force

Uma tragédia sem precedentes no Japão. No dia 11 de março de 2011, o terremoto de Tohuku, também conhecido como Grande Terremoto do Leste do Japão, de 9 graus de magnitude, provocou um igualmente intenso tsunami. A tragédia, já suficientemente grande, foi agravada pelo fato de as ondas do mar terem provocado um acidente nuclear na usina de Fukushima.

Ainda que seja um dos países mais bem protegidos contra terremotos e tsunamis, nem mesmo os sofisticados sistemas de monitoramento conseguiram detectar o potencial destrutivo das ondas. Foram 15.853 mortos, além de um enorme saldo de destruição, com mais de 25 milhões de toneladas de detritos.

Sunda (2018)

Tsunami de Sunda
Tsunami provocou grande destruição e causou mais de 400 mortes na Indonésia. Imagem: Forças Armadas da Indonésia

A Indonésia está localizada no Círculo de Fogo do Pacífico. Portanto, como área de forte atividade sísmica, é comum a ocorrência de terremotos e vulcões. E foi justamente a erupção do vulcão Anak Krakatoa que provocou o tsunami. Por estar parcialmente debaixo da água, a erupção acabou intensificando ainda mais o efeito das ondas: a atividade lançou no mar uma grande quantidade de rochas. Com isso, foram geradas grandes ondas em direção ao litoral. Mais de 400 pessoas morreram no incidente e outras 14 mil ficaram feridas.

Fonte: The Borgen Project

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!