A instalação dos últimos aerogeradores na usina eólica offshore, também conhecida como usina marítima ou usina oceânica, Hollandse Kust Zuid, na Holanda, está quase completa.

Leia mais:

publicidade

A usina, com capacidade de 1,5 gigawatt (GW), está localizada a 18-35 quilômetros da costa holandesa, no Mar do Norte. Os proprietários da usina são Vattenfall, BASF e Allianz.

  • Usina offshore é uma instalação de geração de energia elétrica construída no mar.
  • A instalação final dos aerogeradores na usina eólica offshore Hollandse Kust Zuid, na Holanda, está quase concluída.
  • Hollandse Kust Zuid será a maior usina eólica offshore do mundo e a primeira a ser construída sem subsídios.
  • A usina possui 140 aerogeradores Siemens Gamesa 11.0-200 DD, os maiores já instalados em escala.
  • A produção de eletricidade renovável da usina será equivalente ao consumo anual de 1,5 milhão de residências holandesas.
  • A previsão é que a usina entre em operação nos próximos meses.

Em 2 de junho, a Vattenfall anunciou nas redes sociais que os últimos componentes dos aerogeradores foram carregados no navio de instalação de turbinas eólicas Wind Osprey e já chegaram ao local.

publicidade
usina eólica
Imagem: Hollandse Kust Zuid / Divulgação

A usina eólica offshore é composta por 140 aerogeradores Siemens Gamesa 11.0-200 DD — os maiores aerogeradores já instalados em escala. Eles possuem um diâmetro de rotor de 200 metros e uma área varrida de 31.400 metros quadrados.

Além de se tornar a maior usina eólica offshore do mundo — superando a usina Hornsea 2, no Reino Unido, com capacidade de 1,3 GW — Hollandse Kust Zuid também é a primeira usina eólica offshore a ser construída sem subsídios.

publicidade

A usina Hollandse Kust Zuid terá uma produção de eletricidade renovável equivalente ao consumo anual de incríveis 1,5 milhão de residências holandesas. A previsão é que a usina entre em operação nos próximos meses, no verão europeu (entre junho e setembro).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!