Pouco antes do colapso da barragem que inundou a Ucrânia, um ataque cibernético provocou a invasão da TV estatal russa e disparou vídeo provocativo contra Vladimir Putin, presidente da Rússia. A ação dos hackers aconteceu no último domingo (4), após as especulações de grande contraofensiva por parte da Ucrânia.

O vídeo apresenta imagens feitas pelo Ministério da Defesa da Ucrânia e mostram grupo de soldados com dedo indicador na frente dos lábios e a legenda: “Planos gostam de silêncio”. “Não haverá anúncio de ‘está começando'”, complementa a frase seguinte.

Leia mais:

Logo após o ataque, o governo russo cortou o sinal de televisão. “As transmissões de várias operadoras de TV a cabo da Crimeia foram hackeadas”, afirmou Oleg Kryuchkov, funcionário nomeado por Putin na região. 

publicidade

Entenda o caso

  • Ainda no domingo, o governo russo afirmou que “ofensiva em larga escala” das forças ucranianas em Donetsk foi expulsa da região. Imagens divulgadas mostram veículos ucranianos sendo explodidos após serem atingidos;
  • A liderança de Putin foi responsável por causar a morte de 250 soldados ucranianos e destruir 16 tanques, três veículos de combate de infantaria e 21 veículos blindados nesse confronto;
  • Ainda sem declarar a previsão de início de contra-ataque, Kiev, capital da Ucrânia, ainda promete “ofensiva de primavera” para retomar o território ucraniano invadido pela Rússia.

Rússia é culpada por rompimento em barragem, afirma NBC

A emissora NBC, dos EUA, afirma que o serviço de inteligência estadunidense é capaz de comprovar a participação de russos na destruição da barragem de Kakhovka, que causou o desastre ambiental na região sul da Ucrânia.

A reportagem da emissora revelou que dois oficiais de inteligência dos Estados Unidos (e outro de um país aliado) afirmaram que as investigações apontam a Rússia como responsável pelo ataque. As autoridades envolvidas ainda trabalham para divulgar oficialmente o resultado do relatório.

Com informações de Terra e CNN

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!