A Samsung anunciou uma parceria para a adoção do chip Exynos Auto V920 em carros da Hyundai. O objetivo é melhorar a experiência de uso da central multimídia, enquanto também auxilia no trabalho geral do veículo para os assistentes de direção como sensores e piloto automático adaptativo.

Leia mais:

O que você deve saber:

  • A Samsung também faz chip para carros e ela acabou de anunciar a terceira geração dele, com o Exynos Auto V920
  • O componente estará em carros da Hyundai que ainda serão lançados em 2025
  • O chip tem 10 núcleos e oferece ganhos consideráveis no desempenho gráfico, na CPU e também em inteligência artificial
  • Ele tem suporte para controlar até seis telas ao mesmo tempo, uma grande central multimídia e 12 câmeras com sensores espalhados pelo veículo

O Exynos Auto V920 é a terceira geração do chip feito pela Samsung para trabalhar em veículos, onde o tamanho do componente não é um problema, mas a velocidade de operação é muito importante. Ele é composto por um sistema com 10 núcleos e promete ganhos consideráveis em desempenho da CPU, GPU e NPU – este último para inteligência artificial.

Exynos Audo V920 estará em carros da Hyundai (Imagem: divulgação/Samsung)
Exynos Audo V920 estará em carros da Hyundai (Imagem: divulgação/Samsung)

Exynos Auto V920 controla até 12 câmeras e sensores

Comparando com a geração anterior, o novo chip é 1,7 melhor em desempenho e alcança este número com ajuda do suporte para LPDDR5 na memória RAM. O poder de fogo do Exynos Auto V920 permite controlar até seis telas de alta resolução dentro do carro, uma grande central multimídia e 12 câmeras e sensores para captura de dados externos ou internos.

publicidade

Na hora de montar o conteúdo na tela, a placa gráfica do chip é duas vezes mais rápida que o modelo anterior e a inteligência artificial ajuda neste ponto. Ela também trabalha na detecção da atenção do motorista, para saber se a pessoa está com os olhos na rodovia e se está com sono ou não.

Por fim, o Exynos Auto V920 detecta e exibe falhas de todo o veículo em tempo real, mostrando os dados nas muitas telas que o carro da Hyundai pode ter. Os primeiros carros a montadora coreana com o componente devem ser apresentados em algum momento de 2025.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!