Com a alta nos furtos de veículos Kia e Hyundai nos EUA, sobretudo em Nova York, a cidade resolveu processar as montadoras asiáticas.

Os furtos desses dois veículos em particular vieram após um desafio se tornar viral no TikTok, mostrando o quão fácil é de se levar embora carros de ambas as marcas.

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A situação ficou tão feia em Nova York que o prefeito da cidade, Eric Adams, liberou 500 Apple AirTags à população local visando frear os casos de roubo.

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Em fevereiro, Kia e Hyundai tentaram ajudar ao lançar atualização antirroubo, mas que não adiantou muito.

O que diz o processo NY vs. Kia e Hyundai

  • O escritório do procurador dos EUA para o Distrito Sul de Nova York alega que as montadoras foram culpadas de negligência ao não incluir dispositivos antifurto em seus carros que os tornariam muito mais difíceis de roubar;
  • De acordo com o procurador dos EUA, Kias e Hyundais representaram 19,3% dos roubos de carros relatados até agora este ano em Nova York, apesar de representarem apenas 2,9% dos carros registrados;
  • A cidade disse que 977 veículos Hyundai e Kia foram roubados nos primeiros quatro meses de 2023, aumento de cerca de 660% em relação ao período homólogo;
  • Nova York se junta à Califórnia, Cleveland, Milwaukee e outras jurisdições que entraram com ações contra a Kia e a Hyundai;
  • As empresas concordaram recentemente com acordo de US$ 200 milhões (R$ 984,7 milhões) decorrentes de ação coletiva movida por pessoas que tiveram seus veículos roubados.

O que é o Desafio Kia

O chamado “Desafio Kia” levou a centenas de roubos de carros em todo os EUA, incluindo pelo menos 14 acidentes relatados e oito mortes, segundo a National Highway Traffic Safety Administration.

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Ladrões conhecidos como “Kia Boys” postavam vídeos instrutivos no YouTube e no TikTok sobre como contornar os sistemas de segurança dos veículos usando ferramentas tão simples quanto um cabo USB. Outros vídeos apresentavam passeios em veículos roubados e a destruição de propriedade resultante.

Os roubos são supostamente fáceis de realizar porque muitos veículos Hyundai e Kia fabricados entre 2015 e 2019 não possuem imobilizadores eletrônicos que impedem que possíveis ladrões simplesmente arrombem e ignorem a ignição.

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O recurso é equipamento padrão em quase todos os carros do mesmo período feitos por outros fabricantes.

Com informações de The Verge

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