O Brasil poderá ter uma moto elétrica vintage e potente em breve. Isso tudo graças ao customizador Gustavo Lourenço, que mostrou seu protótipo para o Uol recentemente. Em resumo, o que teremos é um modelo inspirado na scrambler, dos anos 1970, mas ainda mais potente do que outros modelos vendidos por aqui.

Segundo Gustavo, foram 19 meses de erros e acertos até que o protótipo da primeira moto elétrica da RTR ficasse pronto. “Não queria apenas fazer uma moto elétrica igual àquelas que se pode comprar na internet, como outras empresas estão fazendo, importando modelos prontos da China”, explica.

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Vintage, mas potente

Como o nome sugere, a 799e tem um motor elétrico de 8.000 W de potência. Com isso, a moto alcança até 127 km/h de velocidade máxima, o suficiente para sua proposta urbana.

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Mas, para momentos urgentes, como uma ultrapassagem, o piloto pode acionar um botão “booster” e elevar a potência do motor em 1/3 para 12.000 W por pelo menos 60 segundos.

Moto elétrica RTR 799e
Imagem: RTR / Divulgação

Para efeitos de comparação, a Voltz Ev1 Sport – uma das motos elétricas mais populares no Brasil – tem uma bateria de 60V e pode chegar até a 4.500 W de potência.

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Em termos de autonomia, a 799e roda até 120 km com uma única carga. Embora leve cinco horas para a carga completa, com apenas uma hora a bateria (com células de íons de lítio) já recarregou 80% de sua capacidade. Para isso, basta conectá-la em uma tomada residencial de 110V ou 220V.

Além disso, os freios a disco nas duas rodas contam com tecnologia regenerativa, que ajuda a recarregar a bateria a cada frenagem.

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Moto elétrica com painel digital

Estruturalmente, temos uma moto robusta com suspensão invertida na dianteira e monoamortecida na traseira. Além disso, como o motor fica no eixo da roda traseira, não é necessário usar transmissão final por corrente.

Essa scrambler elétrica conta ainda com painel digital que informa a velocidade, carga da bateria, temperatura e horário.

Moto elétrica RTR 799e
Imagem: RTR / Divulgação

Como não tem a necessidade de um taque de combustível, a moto tem um porta-objeto com capacidade pequena para 7 litros e uma entrada USB para recarregar o smartphone.

Segundo o criador da moto, a ideia é começar a produzir a 799e até o fim do ano, mas isso dependerá da empresa receber investimento externo. Inicialmente, o projeto é permitir aos compradores customizarem sua própria moto elétrica, com opções de cores, revestimento do banco, tipo de pneus e estilo do farol.

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