A popular franquia “Velozes e Furiosos” já está no gosto do público há mais de duas décadas, e sua força só aumenta ao passar dos anos. A saga já conta com inúmeros filmes e até spin-offs, mas você sabia que a ordem cronológica dos filmes é diferente da ordem de lançamento?

Se você não sabia, a seguir mostraremos a ordem cronológica correta dos acontecimentos do cânone de “Velozes e Furiosos”.

publicidade

Leia também:

Veja a ordem de Velozes e Furiosos

1º – Velozes e Furiosos (2001) 

Iconica cena em que Brian O’Conner (Paul Walker) e Dominic Toretto (Vin Diesel) disputam um racha em uma das ultimas cenas de “Velozes e Furiosos” (“The Fast and the Furious”, 2001) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Primeiro filme lançado da franquia e também o primeiro da ordem cronológica.

publicidade

O policial Brian O’Conner (Paul Walker) enfrenta um dilema ao se infiltrar em um grupo de corredores de rua de L.A. liderados por Dominic Toretto (Vin Diesel), suspeitos de cometer assaltos. Durante a missão, ele se apaixona pela irmã de Toretto, Mia (Jordana Brewster), e encontra uma nova família no grupo. 

2º –  + Velozes + Furiosos (2003)

A primeira aparição do personagem Roman Pearce (Tyrese Gibson) é em “+ Velozes + Furiosos” (“2 Fast 2 Furious”, 2003) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Segundo filme lançado e o segundo da ordem de Velozes e Furiosos.  

publicidade

Agora ex-policial, Brian é recrutado pelo FBI para se infiltrar em uma gangue de rachadores e desmantelar uma rede de tráfico de drogas. Ele conta com a ajuda de seu antigo amigo Roman Pearce (Tyrese Gibson).

3º –  Velozes e Furiosos 4 (2009)

Letty (Michelle Rodriguez) e Dom (Vin Diesel) em imagem do filme “Velozes e Furiosos 4” (“Fast & Furious”, 2009) / Crédito: Universal Pictures (divulgação

Agora as coisas ficam diferentes. Esse foi o quarto filme lançado da série, porém o terceiro da ordem cronológica.

publicidade

Dom Toretto está foragido na Rep. Dominicana com a namorada, Letty Ortiz (Michelle Rodriguez), e sua nova equipe. Após a suposta morte de Letty, Dom volta para L.A. e encontra novamente Brian, agora agente do FBI. Os dois são forçados a trabalharem juntos para capturar um traficante.

4º – Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)

Dom (Vin Diesel) e o agente federal Hobbs (Dwayne Johnson) correndo sobre as lajes de casas brasileiras em cena de perseguição do filme “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” (“Fast Five”, 2011) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Quinto filme lançado e o quarto na ordem cronológica.

Foragidos no Brasil, Dom e Brian reúnem sua equipe para realizar um assalto no Rio de Janeiro enquanto são perseguidos pelo agente federal Luke Hobbs (Dwayne Johnson).

5º –  Velozes e Furiosos 6 (2013)

A alucinante cena de ação final na pista de pouso em “Velozes e Furiosos 6” (“Fast & Furious 6”, 2013) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Sexto filme lançado e o quinto na ordem cronológica.

Dom Toretto e sua equipe são recrutados por Hobbs para deter um grupo de mercenários habilidosos que ameaça a segurança global.

6º –  Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)

Han Lue (Sung Kang) e Sean (Lucas Black) em imagem do filme “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio” (“The Fast and the Furious: Tokyo Drift”, 2006) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Embora “Desafio em Tóquio” tenha sido o terceiro filme lançado da série, ele é o sexto na ordem cronológica dos eventos.

Essa ordem esclarece uma das maiores confusões para quem assiste aos filmes da franquia “Velozes e Furiosos” na ordem de lançamento: a aparição do personagem Han Lue (Sung Kang) nos filmes 5 e 6, mesmo após a sua morte no final de “Desafio em Tóquio”. Agora está esclarecido: ” Desafio em Tóquio” ocorre cronologicamente após o sexto filme e antes do sétimo filme de “Velozes e Furiosos”.

Na trama, um jovem americano é enviado a Tóquio após se envolver em problemas. Lá, ele entra no mundo dos rachas e se torna pupilo de Han Lue, que lhe ensina a técnica do Drift.

7º – Velozes e Furiosos 7 (2015)

A ultima cena do filme “Velozes e Furiosos 7” (“Furious 7”, 2015), uma homanagem ao ator Paul Walker / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Sétimo filme lançado e o sétimo na ordem de Velozes e Furiosos.

A equipe de Dom Toretto enfrenta o assassino implacável Deckard Shaw (Jason Statham), que busca vingança pela morte do irmão, o vilão do filme 6. O longa faz uma despedida ao ator Paul Walker, falecido durante as gravações.

8º – Velozes e Furiosos 8 (2017) 

Perseguição sobre o gelo em imagem do filme “Velozes e Furiosos 8” (“The Fate of the Furious”, 2017) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Oitavo filme lançado e o oitavo na ordem de Velozes e Furiosos.

Toretto é chantageado e coagido a trair sua equipe e se juntar a ciberterrorista Cipher (Charlize Theron).

9º –  Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)

Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham) em imagem do filme “Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw” (“Fast & Furious Presents: Hobbs & Shaw”, 2019) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Filme spin-off da série, é o nono na ordem cronológica da saga.

Os inimigos Luke Hobbs e Deckard Shaw são forçados a se unir para enfrentar um vilão cibernéticamente aprimorado que representa uma ameaça global.

10º – Velozes e Furiosos 9 (2021)

Michelle Rodriguez como Letty em 'F9', dirigido por Justin Lin. Imagem: Universal Pictures/Divulgação
Michelle Rodriguez como Letty em ‘F9’, dirigido por Justin Lin. Imagem: Universal Pictures/Divulgação

“Velozes e Furiosos 9” é o décimo na ordem cronológica da franquia.

Dominic Toretto e sua equipe enfrentam um novo desafio: o irmão perdido há muito tempo de Dom, Jakob (John Cena), que se tornou um assassino habilidoso

11º –  Velozes e Furiosos 10 (2023)

velozes e furiosos 10
Divulgação

“Velozes e Furiosos 10” é o décimo primeiro na ordem cronológica.

Dom Toretto e sua equipe encaram um inimigo mortal em busca de vingança, que ameaça destruir tudo que eles amam.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!