Mesmo depois da apresentação oficial, a Apple continua dando mais detalhes técnicos de como funciona seu primeiro óculos de realidade aumentada e virtual, o Vision Pro. Os mais recentes envolvem a capacidade de exibir imagens pelas telas, para gerar conteúdo em 4K e até 90 Hz.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O Apple Vision Pro recebeu mais detalhes técnicos em uma sessão da própria empresa com desenvolvedores
  • Na conversa, foi revelado que o óculos tem suporte para imagens 4K, com ou sem HDR e em taxa de atualização marcada em 90 Hz
  • Se o conteúdo for um filme em 24 quadros por segundo, taxa padrão do cinema, o Vision Pro consegue subir a atualização para 96 Hz
  • O dispositivo tem suporte para arquivos HEVC, padrão de codec utilizado pelo próprio iPhone e capaz de gerar arquivos menores, de qualidade superior

A informação foi publicada pela própria Apple em uma sessão para desenvolvedores, agora aberta ao público. Durante uma conversa de cerca de 16 minutos, a empresa da maçã descreveu como o vídeo deve ser feito para o usuário receber a melhor experiência possível.

O primeiro detalhe oficial é o suporte para imagens em 4K (nada de 8K aqui), com atualização de 90 Hz e você pode entender isso como até 90 quadros por segundo. Se um filme for reproduzido em 24 fps, taxa padrão do cinema, o Apple Vision Pro consegue aumentar o refresh rate para 96 Hz.

publicidade

Para a experiência de tela quase grudada nos olhos ser prazerosa e sem problemas para a vista, é importante ter atualização bastante elevada. Por outro lado, este seria o primeiro dispositivo portátil da Apple que fica acima dos 60 Hz de todas as telas que ela vende e abaixo de 120 Hz dos gadgets com nome Pro.

Apple Vision Pro (Imagem: divulgação/Apple)
Apple Vision Pro (Imagem: divulgação/Apple)

Apple Vision Pro tem 3D com suporte para HEVC

Voltando para o vídeo, ele pode ser entregue com ou sem informação para a reprodução em HDR. A Apple também descreveu que o óculos Vision Pro suporta conteúdo em HEVC para menor tamanho do arquivo final e isso vale até para filmes em 3D.

publicidade

O Vision Pro ainda é um produto em estágio de testes e é o mais caro da Apple neste tipo de trabalho, sendo o primeiro passo da marca para a realidade aumentada, mas de forma mais plausível para quem está no entorno do usuário. Digo isso por conta da possibilidade de outras pessoas enxergarem os olhos de quem utiliza o produto.

Ele será lançado em 2024, isso se tudo der certo com os desenvolvedores e soluções de terceiros para além da Disney aparecerem.

publicidade

Com informações: The Verge.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!