A Apple decretou, na segunda-feira (5), durante seu evento com desenvolvedores, o WWDC, o fim de uma era. O comando “Hey, Siri”, que ativava a assistente de voz da empresa da maçã, será descontinuado.

Na verdade, a mudança é sutil: a partir do iOS 17, os usuários do iPhone compatíveis com o novo OS precisarão apenas pronunciar “Siri” para poder ativar a assistente. Claro que, para saudosistas, a novidade não será bem-vista.

publicidade

Leia mais:

  • Para ativar a Siri, executar diversos comandos e conversar sobre um mesmo assunto, basta pronunciar o nome da assistente;
  • Porém, os nostálgicos ainda poderão pronunciar o comando antigo;
  • Apesar dos avanços da IA generativa em empresas concorrentes, a Apple não incluiu, dessa vez, a tecnologia na Siri.

Adoção de múltiplos comandos

Conforme o parágrafo anterior, a Siri ainda precisará ser ativada várias vezes para executar mais de um comando – por enquanto. Isso porque a Apple garantiu que, futuramente, sua assistente digital suportará “múltiplos comandos” ao invés da necessidade de pronunciar seu nome mais de uma vez.

publicidade

Isso pode parecer uma pequena atualização, mas, para quem usa controle de voz na casa inteligente, dizer “Siri, apague as luzes da sala de jantar e tranque a porta da frente” será uma grande melhoria. No entanto, também é outro exemplo de como a Apple continua tentando recuperar o atraso na casa inteligente.

Tanto a Alexa quanto o Google Assistant são inteligentes o suficiente para entender as solicitações consecutivas há anos, mas a Siri ainda precisava ser solicitada de maneira gentil toda vez.

publicidade

Com informações de The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!